Livro - Referencial de Qualidade e Equipes envolvidas

 

2 Os referenciais de qualidade e as equipes que atuam na EaD

2.3 Corpo docente

Segundo Raymundo (2011), o uso das tecnologias da informação e comunicação permite aos professores vivenciarem diferentes maneiras de mediar as situações de ensino e aprendizagem, além de possibilitar a criação de novos e diversificados procedimentos didáticos para a oferta de cursos na modalidade a distância.

Os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (2007, p.20) alertam que é enganoso considerar que os programas a distância minimizam o trabalho e a mediação do professor. Muito pelo contrário, nos cursos superiores a distância, os professores veem suas funções se expandirem, o que requer que sejam altamente qualificados. Nessa perspectiva, entre os vários papéis assumidos por esses profissionais na educação a distância, destacam-se:

  • o professor conteudista e/ou autor, que é responsável pela produção do material didático de uma determinada unidade curricular;

  • o professor titular ou professor formador, que acompanha e operacionaliza a disciplina durante o período em que ela está disponível no ambiente virtual de ensino e aprendizagem;

  • o professor mediador, que realiza o processo de tutoria e mediação pedagógica no ambiente virtual de ensino e aprendizagem em alguns cursos ou instituições de ensino;

  • docência compartilhada, que compreende a partilha de uma unidade curricular ou curso entre docentes e outros atores que podem colaborar no planejamento e na oferta do curso, como os tutores. Portanto, trata-se de um trabalho colaborativo entre os partícipes da equipe multidisciplinar que certamente (re)significa o processo de ensinar e aprender na modalidade EaD, possibilitando o desenvolvimento de diferentes saberes entre os participantes.

É importante destacar que, dependendo da cultura institucional e também do modelo pedagógico, as funções desempenhadas pelo corpo docente e/ou até mesmo as suas denominações podem sofrer alterações. As funções acima descritas são encontradas na literatura que trata da educação a distância. Entre os autores que tratam dessa temática, destacamos Carvalho (2007); Moran (2003); Loureiro; Moura (2008); Silva (2007); Litto e Formiga (2008).

SAIBA MAIS

Se você tiver interesse em se aprofundar no função docente pode acessar o artigo intitulado Trabalho Docente na Educação a Distância, este material traz um conjunto de artigos que debatem tal assunto.

Além dos professores, também consideramos fazer parte do corpo docente da EaD os profissionais que realizam o processo de tutoria e que, por essa razão, são intitulados "tutores". De acordo com os Referenciais de Qualidade para EaD (BRASIL, 2007), um sistema de tutoria deve contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico e é necessário para o estabelecimento de uma educação a distância de qualidade. Para tanto, muitos modelos de EaD preveem a atuação de profissionais que ofereçam tutoria a distância e tutoria presencial. 

Os tutores da EaD são os profissionais de destaque neste nosso curso. Por isso, elaboramos todo um livro somente para apresentar conceitos, definições e as especificidades para a atuação na modalidade a distância.