Livro - Fundamentos da EaD

Apresentação

Prezado(a) aluno(a), seja bem-vindo(a) ao curso de Formação Continuada em Educação a Distância: tutoria e mediação pedagógica.

Este curso tem como finalidade a formação contínua de tutores para o desenvolvimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância (EaD), considerando o importante papel desse profissional nessa modalidade educacional.

Para nos ajudar no processo de construção do conhecimento, desenvolvemos quatro livros digitais, que trazem conteúdos e referências de leitura sobre os seguintes temas: 

  • Fundamentos da EaD
  • Referenciais de qualidade e equipes envolvidas; 
  • Mediação e comunicação na EaD
  • O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Estamos iniciando o primeiro dos quatro livros. Nele estudaremos a definição de EaD, veremos um breve histórico da EaD no Brasil e discutiremos a Legislação da EaD. Destacaremos, ainda, a educação a distância no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e por fim, os tipos de oferta de EaD no IFSC.

Ressaltamos que durante todo o curso trabalharemos os conteúdos com foco na função da tutoria, suas particularidades, sua forma de atuação e a legislação que direciona o desenvolvimento da função dentro do contexto de cursos na modalidade a distância.

A seguir você pode acessar o primeiro tópico de estudo onde abordaremos o cenário e os fundamentos da educação a distância, focando na situação atual da EaD e como os cursos são trabalhados.

Bons estudos e boa leitura!