Livro - Mediação e comunicação na EaD

3 Mediação e Comunicação

3.5 Mediação Pedagógica na EaD

Estamos vivenciando a era de educação moderna, do compartilhamento de conhecimento e da disponibilização de tecnologias, na qual as responsabilidades no processo educativo estão se alterando. Atualmente há uma visão de aprendizagem coletiva, ou seja, todos contribuem para o aprendizado de todos de forma dinâmica e comunicativa. A EaD vem se consolidando neste cenário educacional, levando professores, estudantes e equipe de acompanhamento a desempenharem novos papeis no processo educacional.

Dentro desta concepção, a mediação pedagógica na modalidade a distância tem sido um assunto amplamente discutido e trabalhado por estudiosos que tratam o tema com a análise de necessidades, como é o caso do Silveira (2014).

[...] faz-se necessário repensar a prática e refletir no processo de mediação pedagógica e os mecanismos utilizados para garantir o “sucesso” do aluno, focando a sua atuação na motivação do processo ensino-aprendizagem. Portanto, é preciso criar estratégias e ações para desenvolvê-las, dia após dia, ressignificando-a, de forma a atender as expectativas e necessidades dos sujeitos dessa ação. No entanto, refletir quais são os fatores que motivam o aluno a aprender e estar em um ambiente virtual, exige uma série de posturas e comportamentos a serem desenvolvidos durante o processo de aprendizagem. (SILVEIRA, 2014, p. 2439).

Para abordarmos este assunto com entendimento é preciso saber: O que é a mediação pedagógica? Este termo pode ser definido como: “ Atitude, comportamento do professor que se coloca como um facilitador, um incentivador ou um motivador da aprendizagem, que se apresenta com disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem" (MORAN, 2013, P. 151). Convém contribuir colocando que a citada ponte tem caráter colaborador para que o estudante alcance seus objetivos.

Uma característica importante a ser desenvolvida na mediação pedagógica é de o professor ser um pesquisador e motivar o aluno a buscar e refletir sobre seu estudo. Deve levar ao aluno todas as situações e fazendo com que ele participe efetivamente de toda a construção do ensino.

Na prática pedagógica deve-se compartilhar dúvidas, certezas e obstáculos que podem ser detectados ao longo do estudo.

Outro ponto é a promoção da construção do conhecimento, tanto coletiva quanto individual, usando ferramentas como atividades, discussões, análise de práticas. Levando ao desenvolvimento cognitivo e profissional.

         

Na EaD, a mediação pedagógica é um processo fundamental, uma vez que o distanciamento físico é característica da modalidade. Segundo SOUZA, SARTORI E ROESLER (2008, p.331), é necessário que hajam “recursos, estratégias, habilidades, competências e atitudes diferentes dos convencionais – pautados na exposição oral e no contato face a face”. Um fator positivo na mediação pedagógica é a inserção das tecnologias e de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem que permitem a atuação do professor e da equipe de acompanhamento, neste caso mais focado na função do tutor.

O tutor tem papel importante na EaD e no desenvolvimento da mediação pedagógica, sua atuação se baseia em atividades que influenciam no desenvolvimento do processo educativo, ele pode contribuir como: " facilitador, mediador, orientador das ações que serão desenvolvidas nesse ambiente" (PETERS, 2003, p.58).

Teremos neste curso o tópico específico que tratará as tarefas do tutor, neste momento convêm citar que nas atividades de acompanhamento e mediação pedagógica, o tutor possui atividades semelhantes e associadas ao papel de professor. Durante o desenvolvimento do curso EaD, principalmente online o tutor faz grande parte da mediação pedagógica, este trabalho se dá executando tarefas como as citadas por SILVEIRA (2014, p.2439) onde coloca: “A tutoria na EaD, tem a característica de orientar os trabalhos acadêmicos, conduzindo o processo ensino-aprendizagem dos alunos, instigando-os à busca de conhecimentos, despertando nos mesmos o sabor pelo saber, de forma a manter o aluno em constante aprendizagem.”

É importante ressaltar que a mediação pedagógica deve sempre seguir as estratégias pedagógicas previstas para o curso, para atuar, o professor e a equipe de acompanhamento contam com as ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual - espaço da sala de aula virtual. Onde se tem dispositivos como chats, fóruns, blogs, entre outros. Sendo necessário planejar o uso de cada um deles, levando em consideração a proposta pedagógica, as peculiaridades de cada dispositivo e ainda, a comunicação dialógica.

SAIBA MAIS

Você pode aprofundar seus conhecimentos dentro deste assunto acessando dois artigos que contribuem para a melhor assimilação. O primeiro é o artigo das pesquisadoras Alba Regina Battisti de Souza, Ademilde Silveira Sartori e Jucimara Roesler (2008), intitulado Mediação pedagógica na educação a distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas, que trabalha o processo de mediação pedagógica. O segundo é o artigo Mediação pedagógica e educação a distância: as competências do tutor e a motivação para aprendizagem, de Cláudia Alexandra Bolela Silveira (2014), que aborda um estudo sobre a atuação do tutor na mediação pedagógica.

Encerramos o estudo deste subtópico que trabalhou a mediação pedagógica, abordando conceitos, participantes e elementos a serem levados em consideração. Este foi o último conteúdo deste capítulo, para encerrarmos o estudo do mesmo, vamos por fim, apresentar alguns exemplos práticos de desenvolvimento de mediação, uso de linguagem dialogada no material didático e ainda exemplos de mediação pedagógica.

Confira estes exemplos a seguir e realize as leituras necessárias e indicadas no roteiro de estudo!