Livro - Mediação e comunicação na EaD

3 Mediação e Comunicação

3.3 Influência das Tecnologias na Educação e na EaD

As tecnologias acompanham o crescimento e as mudanças da humanidade com diferentes descobertas e atingem diversas áreas. Na educação, as tecnologias auxiliam e podem promover melhores apresentações de conteúdos e favorecer a comunicação e mediação, mesmo entre pessoas localizadas em diferentes locais do globo terrestre.

A aplicação da tecnologia vem em uma crescente e o computador tem sido precursor de muitas possibilidades. De tempos atrás, a escola e as tecnologias são usadas para atender à sociedade e suas demandas, acompanhando o contexto em que se encontram. “A escola de hoje é fruto da era industrial, foi estruturada para preparar as pessoas para viver e trabalhar na sociedade e agora a mesma está sendo convocada a aprender, devido às novas exigências de formação de indivíduos” (SERAFIM; SOUZA, 2011, p. 20).

    

Na atualidade, os processos educativos precisam se adaptar às caraterísticas da nova sociedade, formada por indivíduos com perfil já modificado pela convivência com as tecnologias. Hoje as crianças têm contato com as tecnologias desde os primeiros anos de vida e, assim, já crescem ambientadas às novas formas de interagir, trocar conhecimentos e realizar estudos. Percebe-se que, nesse contexto, os alunos buscam estudar assuntos de diversas áreas, que se conectam; é a chamada interdisciplinaridade, pela qual o mesmo tema pode ser tratado com diferentes ângulos de análise.

A escola precisa se adaptar e se tornar efetivamente parte integrante da educação humana, para, em conjunto com a sociedade, transmitir e construir ideias, valores e conhecimentos. A educação pode ser partilhada pelos estudantes no contexto da comunidade onde vivem e também através de ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias, incluindo as redes sociais, através de computadores e/ou dispositivos móveis. Enfim, a escola atual precisa se organizar de forma inovadora, empreendedora, para efetivar planos de trabalhos, levando em consideração as necessidades colocadas pela sociedade tecnológica.

Nesse cenário, os autores Moran, Masetto e Behrens (2013) colocam que as escolas precisam buscar propostas inovadoras que se apoiem em um conjunto de eixos, tais como:

  • Conhecimento integrador e inovador – novas formas de trabalhar conteúdos;
  • Desenvolvimento de autoestima - valorização do aluno;
  • Formação de estudantes empreendedores – criativos e com iniciativas;
  • Construção de alunos cidadãos – com valores individuais e sociais.

Para atender as demandas atuais as tecnologias de informação e comunicação - TIC's, oferecem uma gama de ferramentas que possibilitam a EaD uma maior aproximação entre professores, alunos e equipe de acompanhamento de curso.  Atualmente podemos contar com os Ambientes Virtais de Ensino e Aprendizagem - AVEAs, dentro destes sistemas existem ferramentas de entrega de conteúdos e ferramentas de interação, como: fórum, chat, envio de mensagem, entre outras.  Esta oferta de tecnologias deu a educação a distância uma nova forma de executar o processo educativo, possibilitou construções conjuntas de aprendizagem, onde os participantes podem interagir diariamente independente do lugar geográfico que se encontram.

O contexto da nova educação mediado pelas tecnologias é reforçado em espaços de discussão, como é o caso do site Brasil Escola, onde o colunista Rodiney Marcelo (2017) cita:

A apropriação das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), no cenário da EAD faz resignificar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional a assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças (RODINEY MARCELO, 2017 p.1).

Diante das tecnologias muitas possibilidades de inovações se abrem, o desafio está em manter o foco e a motivação do estudante frente as inúmeras ofertas de aplicativos, redes sociais e espaços de descontração, pois estes acabam sendo instigantes e podem tirar o foco do estudo.  Por este motivo também, a mediação pedagógica e dialogicidades se fazem tão importantes no processo educativo, é preciso saber conduzir o aluno no processo educativo de forma efetiva.

Neste tópico abordamos um pouco da influência das TICs na educação e as mudanças que exigem na formalização do processo educativo, focando a mediação pedagógica e a comunicação dialógica no processo educativo. Agora, vamos conhecer assuntos essenciais para as relações práticas no ambiente escolar, que envolvem os papéis dos participantes neste novo cenário educacional, onde a educação precisa se portar de forma a atingir os estudantes e os objetivos educacionais na sociedade atual. Esses assuntos serão abordados nos tópicos a seguir. 

Vamos lá!