Livro - Mediação e comunicação na EaD

3 Mediação e Comunicação

3.6 Práticas de Mediação e comunicação na EaD

Durante o estudo do tema Mediação e comunicação na EaD abordamos conceitos, formas, papeis envolvidos e outros detalhamentos. Para dar exemplos de trabalho onde você pode observar a aplicação destes assuntos, selecionamos alguns materiais que consideramos adequados à apresentação de práticas selecionadas, estes estão separados em dois assuntos chaves para o estudo:

Linguagem Dialógica

O primeiro material está associado ao assunto dialogicidade aplicada ao desenvolvimento de material didático, mas especificamente à livros. A contribuição será feita com a apresentação do artigo: Educação a distância: uma abordagem dialógica na construção de materiais didáticos impressos, da autora Ivanda Martins Silva (2011). Onde é feita uma apresentação sobre a lógica de produção de material didático, comentando o que precisa ser levado em consideração e citando exemplos práticos que representam a dialogicidade em material didático.

Outro material com a mesma linha de apresentação é o artigo: Linguagem Dialógica Instrucional: A (re)construção da linguagem para cursos online, dos autores Dilermando Piva Jr., Ricardo Luis de Freitas e Rosana Giaretta Sguerra Miskulin (2009), que aborda os princípios da Linguagem Dialógica Instrucional, usada na preparação de materiais para cursos EaD.

Atuação do tutor na mediação

Já com relação à atuação do tutor na mediação do processo educativo, principalmente em cursos online, utilizando ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Separamos materiais e para exemplificar esta prática apresenta-se os artigos: O tutor a distância e a mediação eficaz de fóruns de discussão avaliativos, da autora Jacqueline de Oliveira Lameza (2013), que descreve a importância da formação do Tutor a Distância com ênfase na mediação eficaz de fóruns de discussão avaliativos.

E ainda o artigo: Dialogicidade em fóruns de discussão: interfaces com os desafios da educação a distância, da autora Carmem Lúcia de Oliveira e Ivanda Maria Martins Silva (2012), onde se aborda a função dialógica dos fóruns de discussão utilizados na EAD online.

Esperamos que os materiais possam dar uma visão mais prática de como se dá a mediação e comunicação, seja no desenvolvimento de materiais para um curso EaD ou na aplicação junto aos estudantes, fase onde a mediação pedagógica e a dialogicidades são fundamentais.  Com a apresentação dos materiais encerramos o estudo deste capítulo.

Boa continuação dos estudos!