Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.2 Conceitos e definições de tutoria nas políticas para EaD

Chegamos no momento de apresentar a definição de tutoria, ou seja, o papel exercido pelos tutores dentro dos cursos na modalidade EaD.  Precisamos aqui entender claramente o que o tutor deve fazer e qual sua importância no processo educativo.  Para ajudar nesta definição vamos contar com os estudiosos da área, eles já possuem estas prerrogativas, como é o caso de Nunes (2014), que cita:

Os tutores são mediadores do processo de aprendizagem dos alunos e são fundamentais para criar situações que favoreçam à construção do conhecimento. A boa atuação de um tutor pode ser um impulsionador para um aluno desmotivado e fundamental para todos que buscam atingir seus objetivos no curso, mas se deparam com certas dificuldades. Por outro lado, um tutor que não cumpre com o seu papel a contento pode deixar muitos alunos sem o atendimento necessário e causar um clima de insatisfação ou abandono. (NUNES, 2014, p.1).

Seguindo o momento de definição temos a colocação de outros estudiosos, veja a seguir:

A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global, chave para articular a instrução e o educativo. O sistema tutorial compreende, desta forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia, e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno. (SOUZA, at all, 2004, p.2)

Com a observação das citações pode-se entender o alto nível de importância dos tutores para o bom desempenho dos estudantes e do sucesso de cursos, por isto reforçamos o papel de mediação que deve ser exercido com afinco. Neste cenário de mediação e comunicação é importante que em suas atividades o tutor: ouça, compreenda a dúvida, responda, motive e faça a mediação das necessidades do estudante e da instituição, se preciso, reunindo a equipe e realinhando metas, auxiliando nas decisões e assegurando que a aprendizagem seja efetiva e significativa.

Assim, entre diversos elementos importantes na EaD, a figura do tutor emerge como essencial, à medida que é ele que estabelece todo um relacionamento com o cursista, tendo um papel fundamental na permanência deste no curso. A evasão é um aspecto extremamente indesejável em qualquer processo educativo e se constitui uma grande preocupação na EaD. Cabe então ao tutor usar estratégias para animação, estímulo, formação de vínculos no grupo que acompanha, para que este alcance os objetivos de aprendizagem propostos no curso (OLIVEIRA, LIMA, 2009, p. 8).

Além das responsabilidades já citadas, Aretio (2002) coloca que o tutor deve possuir ainda algumas qualidades, tais como: autenticidade, honradez, maturidade emocional, bom caráter e cordialidade, compreensão de si mesmo, capacidade empática, inteligência e agilidade mental, capacidade de escutar, cultura social, estabilidade emocional, capacidade de aceitação, inquietude cultural e amplos interesses, liderança, etc.

A atuação da tutoria é tida como elemento de preocupação na avaliação da qualidade de cursos desta modalidade. Tanto que muitas diretrizes do trabalho a ser realizado estão também citados nos documentos de referencial de qualidade. Conforme citado no documento do Ministério da Educação, Clique aqui e acesse o trecho específico referente a tutoria.

Apresentamos agora três documentos mostram um pouco do fortalecimento da função da tutoria dentro das políticas públicas e os programas criados pelo governo federal, veja o quadro a seguir:

Ocorrência na história

Descrição

[2006]

Universidade aberta do Brasil 

No Brasil, a tutoria em EaD ganhou força no contexto educacional com a expansão da educação a distância e, em especial com a UAB, programa do governo federal já citado anteriormente. Entre os métodos e metodologias implementados e consolidados pelo Sistema UAB, aparece a figura do tutor como um agente envolvido na atuação docente. Neste programa se destaca que a seleção devem estabelecer as especificidades das atividades a serem desenvolvidas para a execução dos Projetos Pedagógicos de seus cursos, de acordo com as particularidades das áreas e de seu contexto local.

[2007]

Referenciais de qualidade para EaD

De acordo com os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (MEC, 2007), o corpo de tutores desempenha “papel de fundamental importância no processo educacional de cursos superiores a distância e compõe quadro diferenciado no interior das instituições” A além disso, o tutor “deve ser compreendido como um dos sujeitos que participa ativamente da prática pedagógica” (BRASIL, 2007, p. 21).

[2015]

Parecer do CNE/CES nº 564/2015

O parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicado em março de 2016, que dispõe sobre as Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, apresenta e oficializa a figura do tutor, destacando-o como um profissional da educação superior integrante da equipe docente.

Enfim, percebe-se que a função da tutoria tem peso, exige responsabilidade e dedicação dos profissionais atuantes e devido a sua importância está amparada nos documentos que regem a qualidade na EaD.

Neste tópico observamos no documento referencial de qualidade do MEC que existem duas opções de trabalho, a tutoria presencia a distância.  Nossa próxima meta no curso é entender as duas opões e conhecer as funções específicas de cada uma delas, então os próximos tópicos tratam deste assunto, acesse e confira o detalhamento.

Boa continuação de estudo!