Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

4.2 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

Vamos agora iniciar o estudo para entender o que são e qual a função dos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem.

Quando pensamos no desenvolvimento do trabalho docente, a sala de aula normalmente constitui o local de encontro entre o professor e os alunos no ensino presencial. No entanto, com as novas tecnologias da informação e comunicação, outras possibilidades interativas estão se constituindo como relevantes instrumentos para organização do trabalho docente. A incorporação de novas tecnologias computacionais de comunicação possibilitou o desenvolvimento de sistemas digitais que integram conjuntos de programas e funcionalidades em uma sofisticada arquitetura computacional que possibilitou que plataformas educacionais hospedem e gerenciem o processo de ensino e aprendizagem realizado virtualmente (FILATRO, 2008).

Tais sistemas ou plataformas, capazes de gerenciar a aprendizagem e também aspectos administrativos e tecnológicos a ela relacionados, são denominados Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) ou somente Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). A nomenclatura reflete o conceito de “sala de aula online”, em que “a ideia de sistema eletrônico está presente mas é extrapolada pelo entendimento de que a educação não se faz sem ação e interação entre as pessoas” (FILATRO, 2008, p. 120).

De forma semelhante às salas de aula presenciais, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem funcionam como o local onde se realizam as ações educacionais. Eles permitem a publicação, o armazenamento e a distribuição de materiais didáticos, assim como a comunicação entre alunos e equipe de suporte (FILATRO, 2008, p. 120).

Os AVEAs podem ser utilizados em qualquer âmbito educacional, seja a distância ou em atividades presenciais, possibilitando aumentar as interações para além da sala de aula; encontros presenciais e atividades a distância ou mesmo oferecendo suporte para a comunicação e troca de informações e interação entre os participantes (RIBEIRO et al., 2007, p. 04).

A importância destes ambientes como ferramenta para trocas de informações, comunicação, interação, disponibilização de material de estudo e como apoio na educação a distância (RIBEIRO, 2007, p. 03) é tão relevante que os AVEAs são, reconhecidamente, a ferramenta mais utilizada na EaD entre os recursos educacionais disponíveis — tanto para o compartilhamento de conteúdos quanto para a comunicação com os estudantes (ABED, 2015).

Os AVEAs podem ser gratuitos (geralmente criados como software livre, disponíveis para a construção colaborativa), privados (quando são desenvolvidos por uma empresa ou organização específica e posteriormente são “alugados” para as instituições utilizarem) ou ainda podem ser desenvolvidos pelas próprias instituições (ABED, 2014).

Veja quais são os AVEAs mais comuns utilizados em âmbito nacional atualmente.

No próximo tópico vamos estudar sobre as atribuições do tutor dentro dos AVEAs.

Siga em frente!