Livro - Fundamentos da EaD

 

1 Cenário e Fundamentos da EaD

Para entrarmos no tema do curso, Formação Continuada em Educação a Distância: tutoria e mediação pedagógica, é fundamental conhecer minimamente a situação atual da educação a distância em nosso país. Vamos trabalhar este tópico abordando informações sobre o crescimento da Educação a Distância (EaD) e a forma como a modalidade vem sendo trabalhada.

A EaD oferta uma possibilidade de acesso a educação e tem grande abrangência em nosso país. Por meio dela, é possível atender e qualificar profissionais nos locais mais longínquos dentro do mapa brasileiro. Devido a essa perspectiva, o governo federal vem investindo em programas de EaD, gerando um histórico de crescimento da modalidade, atendendo cidades menores que não possuem universidades, conforme se observa na matéria do site Universia.

Educação a Distância (EAD) é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, registradas entre os anos de 2003 e 2013, um terço correspondia a cursos a distância, sendo a maioria na rede privada de ensino. De 49.911 alunos em 2003, o número saltou para 1.153.572, dez anos depois. Desse total, 86% correspondia a instituições particulares de educação superior. Em 2014, segundo dados Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados já ultrapassava a marca de 3,8 milhões. (UNIVERSIA, 2016, p.1).

Percebe-se que a grande demanda para EaD está no perfil de estudantes adultos e profissionais que procuram melhorar sua qualificação de formação e cursos de complementação. Temos um panorama da modalidade apresentado pelo Site EaD Brasil em 2013 que permanece em 2017. 

Clique aqui e confira!

Considerando o número reduzido de vagas nas universidades e a necessidade de expansão na educação brasileira, o governo federal tem investido em programas que vêm trazendo amplitude e abertura para a EaD. Entre os investimentos, temos os programas citados a seguir:

uab

     

É um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, que objetiva prioritariamente a capacitação de professores da educação básica. Clique aqui para ver o detalhamento.

O sistema Rede e-Tec Brasil, lançado em 2007, visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Clique aqui para ver o detalhamento.

Nesta explanação inicial sobre EaD, é importante salientar a complexidade dos sistemas da educação a distância. Saiba que para o desenvolvimento de cursos de forma efetiva e de qualidade, as instituições de ensino precisam estar amplamente organizadas com equipes multidisciplinares, em que cada grupo tem sua função específica. Dentro desse cenário, a função da tutoria tem fundamental importância para os processos educativos. Por isto este curso tem em seu propósito a formação e capacitação de profissionais que consigam atuar dentro deste sistema, dando diferencial e qualidade à educação.

Tendo conhecido um pouquinho do cenário da EaD, vamos agora passar ao entendimento efetivo da modalidade. Então perguntamos: Mas o que é EaD?

A resposta para a pergunta e detalhamentos serão estudados nos próximos tópicos deste primeiro livro.

Vamos em frente, boas descobertas!