Livro - Fundamentos da EaD

 

1 Cenário e Fundamentos da EaD

1.5 A Educação a Distância no IFSC

Após nossa discussão sobre os fundamentos e a história da EaD no Brasil, considerando, para isso, seus marcos legais e as políticas públicas envolvidas, consideramos importante destacar também como essa modalidade educacional se dá no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), instituição de oferta deste curso de formação continuada a distância.

Há 108 anos, o Instituto Federal de Santa Catarina, instituição de ensino público em Santa Catarina, vinculada ao Ministério da Educação, coloca em prática sua missão de desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos capacitados para o exercício da cidadania e da profissão. Criado em Florianópolis por meio do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, como Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina, o objetivo da instituição era proporcionar formação profissional aos filhos de classes socioeconômicas menos favorecidas.

Atualmente, o IFSC possui 22 câmpus, além do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), e oferece cursos em diferentes níveis e modalidades, tais como qualificação ou formação inicial e continuada, educação de jovens e adultos, ensino médio integrado ao técnico, técnico concomitante ao ensino médio, técnico pós-ensino médio (subsequente), bacharelado, licenciatura, superior de tecnologia, pós-graduação lato sensu e mestrado.

A história da Educação a Distância no IFSC inicia em 1999, quando o Câmpus São José ofereceu o primeiro Curso Básico em Refrigeração a distância. Hoje, a EaD no IFSC conta com a parceria de 36 polos de apoio presencial, mantidos ou por municípios ou pelo governo estadual em diversas regiões de Santa Catarina e ainda em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A EaD no IFSC, até 2013, contava com um Departamento de EaD subordinado à Pró-Reitoria de Ensino. Com os esforços dos servidores envolvidos nessa modalidade e da instituição para construir um modelo de educação a distância, surgiu a ideia de criar um Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), ao qual o Departamento de EaD está vinculado atualmente. Em fevereiro de 2014, o Conselho Superior determinou a criação desse centro e dos Núcleos de Ensino a Distância - os NEaDs - em cada câmpus do IFSC, com base nas determinações da CAPES para habilitação de polos.

O Cerfead é uma diretoria vinculada à Pró-Reitoria de Ensino do IFSC e atua na implementação e consolidação da Política de Formação da Instituição. Sua finalidade compreende:

  • a formação e qualificação dos servidores do IFSC para o exercício de suas atividades, conforme as finalidades previstas na lei de criação dos IFs;
  • a formação dos servidores da rede pública de ensino para atender as diretrizes estabelecidas em lei;
  • a ampliação e a consolidação da oferta formativa dos câmpus do IFSC por meio da EaD, utilizando-se de metodologias inovadoras e sempre articuladas aos objetivos e metas institucionais.

Assim, o Cerfead concentra seus esforços nos eixos Formação de Formadores, Gestão Pública e Apoio à Institucionalização da modalidade EaD, como instrumento para a ampla socialização do conhecimento e o desenvolvimento do indivíduo em seu contexto social.

O IFSC atua na EaD através de programas de fomento e com ofertas próprias, como você poderá ver a seguir.