Livro - Fundamentos da EaD

 

1 Cenário e Fundamentos da EaD

1.6 Tipos de oferta de EaD no IFSC

Os cursos oferecidos na modalidade a distância no IFSC são divididos em ofertas que são custeadas por programas de fomento do Governo Federal e ofertas próprias, gerenciadas em todos os seus níveis pela própria instituição. Abaixo você pode conhecer mais sobre cada uma delas.

Oferta via Programas de Fomento

  • Universidade Aberta do Brasil (UAB): é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Visa atender o público em geral, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. No IFSC os cursos oferecidos são focados em pós graduação nas áreas de Mídias Educacionais, Proeja, Gestão em Saúde e Ensino de Ciências.

  • Rede e-Tec Brasil: o programa visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Dentro do IFSC está se desenvolvendo cursos do Pronatec.

  • Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS): foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2010, para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais da saúde que atuam no SUS. Dentro do IFSC os esforços estão voltados a propostas de cursos que estão sendo implementadas e para aplicações de projetos futuros.

Oferta própria

Os câmpus do IFSC podem ofertar cursos próprios, sem vinculação a nenhum programa de fomento. Nesse caso, o Cerfead - Centro de Referência em Formação e EaD - pode colaborar com o apoio pedagógico e operacional para o planejamento e produção do projeto pedagógico do curso ofertado na modalidade EaD.

O Cerfead, considerando suas equipes pedagógica e de materiais didáticos especializadas em EaD, pode contribuir para a escolha do desenho pedagógico, da metodologia e das interfaces educacionais a serem adotadas pelo câmpus, prestando orientação sobre esses elementos para oferta de um curso em EaD.  Além disso, o Centro de Referência possui oferta própria, com cursos de formação continuada de curta duração, especialização e mestrado, nas áreas de Formação de Formadores, Gestão Pública e Educação a Distância - como é o exemplo deste nosso curso.

Com a apresentação das formas de oferta, encerramos o conteúdo previsto para este primeiro livro de estudo. A seguir, temos o fechamento do conteúdo apresentado e encerramos o primeiro estudo.