Livro - Referencial de Qualidade e Equipes envolvidas

 

2 Os referenciais de qualidade e as equipes que atuam na EaD

2.4 Tutores

O papel de tutor, nosso maior foco neste curso, é parte atuante nas equipes envolvidas nos sistemas de educação a distância, tanto que muitas diretrizes do trabalho a ser realizado estão também citadas nos documentos de referencial de qualidade. Clique aqui e acesse o trecho específico referente à tutoria.

A função da tutoria é importante e citada por estudiosos da área, como Nunes (2014), que cita:

Os tutores são mediadores do processo de aprendizagem dos alunos e são fundamentais para criar situações que favoreçam à construção do conhecimento. A boa atuação de um tutor pode ser um impulsionador para um aluno desmotivado e fundamental para todos que buscam atingir seus objetivos no curso, mas se deparam com certas dificuldades. Por outro lado, um tutor que não cumpre com o seu papel a contento pode deixar muitos alunos sem o atendimento necessário e causar um clima de insatisfação ou abandono. (NUNES, 2014, p.1).

Se o tutor faz a ponte entre cursistas, ambiente, processo de aprendizagem e colaboração, seu papel nada mais é que o de um mediador. Esse profissional, em suas atividades, ouve/compreende, negocia e ajusta as necessidades tanto da instituição como do aluno, realinhando metas, auxiliando nas decisões e assegurando que a aprendizagem seja efetiva e significativa.

Assim, entre diversos elementos importantes na EaD, a figura do tutor emerge como essencial, à medida que é ele que estabelece todo um relacionamento com o cursista, tendo um papel fundamental na permanência deste no curso. A evasão é um aspecto extremamente indesejável em qualquer processo educativo e se constitui uma grande preocupação na EaD. Cabe então ao tutor usar diversas estratégias para animação, estímulo, formação de vínculos no grupo que acompanha, para que este alcance os objetivos de aprendizagem propostos no curso (OLIVEIRA, LIMA, 2009, p. 8).

Além das competências já citadas, Aretio (2002) coloca que o tutor deve possuir ainda algumas qualidades, tais como autenticidade, honradez, maturidade emocional, bom caráter e cordialidade, compreensão de si mesmo, capacidade empática, inteligência e agilidade mental, capacidade de escutar, cultura social, estabilidade emocional, capacidade de aceitação, inquietude cultural e amplos interesses, liderança, etc.

Enfim, percebe-se que a função da tutoria está diretamente associada à mediação e à comunicação. A qualidade com que é desempenhada influencia no desempenho dos estudantes e na qualidade do curso. Sendo assim, no próximo livro, nosso estudo será para aprofundar o entendimento desse processo.