Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.1 Para começo de conversa, o que significa a palavra tutor?

O tutor é um personagem recente na história da educação brasileira. Institucionalizou-se não só na educação pública como também em instituições de ensino superior privadas e na educação a distância profissional e corporativa (MATTAR, 2012, p. XXI).

Em meio a contextos diversos, torna-se relevante o fato da tutoria se tornar objeto de reflexão nos últimos anos em reconhecimento às necessidades de qualificação, formação pedagógica, monitoramento e avaliação do trabalho (MILL et al., 2010). Tanto isso é verdade que optamos pela realização desta formação e vamos discutir, a seguir, em detalhes, alguns aspectos essenciais da tutoria na EaD.

Tutor (do latim tutor, oris) é um termo do direito romano atribuído àquele que se encarregava de cuidar de um incapaz (como um órfão, por exemplo). Em português, a palavra já era usada no século XIII e tinha o significado de guarda, protetor, defensor, curador. Significa também aquele que mantém outras pessoas sob sua vista, que olha, examina, observa e considera; é o que tem a função de amparar, proteger e defender, é o guardião (BOTTI et al., 2008). No âmbito jurídico, diz-se que o tutor é aquele que é nomeado por um juiz para tomar decisões em nome de uma pessoa que é considerada incapaz de fazê-lo por si própria (MATTAR, 2012).

SAIBA MAIS

O texto de Sérgio Botti e Sérgio Rego, cujo título é  Preceptor, Supervisor, Tutor e Mentor: Quais são Seus Papéis?, é uma boa dica para saber mais sobre o significado desses e de outros termos relacionados.

Contudo, as definições acima não se aplicam aos profissionais que atuam no cenário educacional. No âmbito da educação, de modo geral, o tutor pode significar um professor para pequenos grupos, que presta atenção especial a esses estudantes; ou, ainda, um professor para aprendizes adultos. Nas literaturas americana e europeia, é considerado um guia, um facilitador que auxilia no processo de ensino do professor e de aprendizagem do aluno.

É importante pontuar que as funções didáticas da tutoria podem diferir segundo as definições dos papéis atribuídos pelas instituições, bem como a concepção pedagógica do curso (LITTO; FORMIGA, 2009). Dessa forma, em consonância com o modelo pedagógico e também com a cultura organizacional de cada instituição, cada organização desenvolve, paulatinamente e considerando suas particularidades, o modo de funcionamento e os papéis da tutoria.

Embora haja muito espaço para a criação de diferentes sistemas de tutoria, alguns movimentos já foram feitos no sentido de procurar estabelecer diretrizes voltadas especificamente a esse profissional, mas no momento é importante conhecermos a definição do tutor e qual o seu real papel dentro dos cursos na modalidade EaD, no tópico a seguir vamos segui o estudo.

Vamos em frente?