Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.3 Papéis e funções da tutoria

Dando continuidade ao estudo, resgatamos a colocação feita no documento de referencial de qualidade do MEC, onde temos: O tutor deve ser compreendido como um dos sujeitos que participa ativamente da prática pedagógica. Suas atividades desenvolvidas a distância e/ou presencialmente devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.

Nosso foco neste curso está em preparar você estudante para atuar na tutoria, desta forma se faz necessário apontar detalhamentos, características e formas de pensar na atuação. Para isto, vamos disponibilizar a seguir um link com um rico material produzido pelas autoras Andrea Velloso, Denise Lannes e Solange Barros, que trabalharam o artigo: O papel do tutor na EaD...Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências da UFRJ em 2013. Material este que selecionamos trechos de maior importância. Clique aqui e confira com muita atenção!

Leu com atenção o material disponibilizado? Só siga em frente depois desta leitura.

Nas instituições de EaD é possível que os sistemas de EaD das instituições de ensino apliquem a função de Tutor Presencial que é o tutor que se situa no pólo/Nead, em local geograficamente próximo ao estudante. Ou usem a figura do Tutor a Distância, neste caso o tutor fica geograficamente situado na instituição ofertante do curso. 

É importante ressaltar que não existe uma regra fixa de utilização da tutoria, de acordo com a proposta do curso, pode-ser ter as duas tutorias presencia e a distância, ou somente uma delas. Sendo definida de acordo com as estratégias do curso ministrado.

Tendo feito as considerações iniciais para o entendimento da aplicação das tutorias, vamos agora visualizar as diversas funções dos tutores, sistematizamos, no quadro a seguir  confira com atenção. 

FUNÇÕES SIMILARES — TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA

Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino.

Conhecer o projeto pedagógico do curso, o material didático e o conteúdo específico dos conteúdos sob sua responsabilidade, a fim de auxiliar os estudantes no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo.

Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes.

Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes, acompanhando as atividades discentes, conforme o cronograma do curso.

Comunicar-se, de forma permanente, com os estudantes, os professores e os gestores pedagógicos.

Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutor

Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes.

 

FUNÇÕES ESPECÍFICAS

TUTORES PRESENCIAIS

FUNÇÕES ESPECÍFICAS

TUTORES A DISTÂNCIA

Atuar no polo de apoio presencial, mediando o processo pedagógico presencialmente junto aos estudantes.

Atuar a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a estudantes geograficamente distantes.

Apoiar operacionalmente a coordenação do curso e a equipe docente (professores e tutores a distância) nas atividades presenciais nos polos.

Esclarecimento de dúvidas — através de fóruns de discussão do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, pelo telefone ou qualquer outro recurso interativo disponibilizado pela instituição.

Atender e esclarecer dúvidas dos estudantes (sejam elas administrativas, de conteúdo ou relacionadas ao uso da tecnologia) nos polos, em horários preestabelecidos.

Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas.

Promover espaços de construção coletiva de conhecimento, entre os estudantes, no polo de apoio presencial.

Promover espaços de construção coletiva de conhecimento, entre os estudantes, via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem.

Participar de momentos presenciais obrigatórios, tais como aplicação de avaliações, realização de aulas práticas em laboratórios, estágios supervisionados, apresentação de trabalhos, realização de seminários etc.

Selecionar material de apoio e sustentação teórica aos conteúdos.

Participar dos processos avaliativos de ensino-aprendizagem, junto com os docentes.

Fomentar o hábito da pesquisa e acompanhar os estudantes presencialmente nos processos formativos.

Fomentar a pesquisa e acompanhar os estudantes nos processos formativos, incluindo o de uso das tecnologias potencializadas em ambientes virtuais multimídias e interativos disponíveis.

Ao analisar as funções descritas, é possível inferir que são indispensáveis algumas competências básicas para a realização das mesmas. Tais competências estão descritas nos tópicos a seguir, considerando as especificidades do tutor presencial e do tutor a distância.

Vamos conferir?