Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.4 Competências do tutor presencial

Os autores Moore e Kearsley, no livro “Educação a Distância: sistemas de aprendizagem online” (2013), discorrem que os tutores presenciais, denominados de responsáveis locais por eles, devem ser competentes o suficiente para congregar saberes técnicos, administrativos e instrucionais aliados a uma certa experiência com a função e com os processos de mediação necessários (p. 193-195). Veja a seguir.

Competências técnicas

Ter competência técnica significa ser capaz de instalar sozinho a tecnologia ou discutir e supervisionar a instalação. Para a maioria das tecnologias utilizadas em cursos EaD, não haverá técnicos imediatamente disponíveis durante o tempo real de instrução e, portanto, será o responsável local que deverá disponibilizar a tecnologia, testá-la e operá-la durante a sessão. Ele precisa ter conhecimento técnico suficiente para reconhecer falhas potenciais que possam ocorrer durante o curso ou em determinada sessão do curso e ser capaz de tomar medidas corretivas apropriadas. Trata-se de uma competência muito importante, pois uma falha técnica inesperada e não corrigida pode resultar em uma sessão interrompida e na consequente perda de confiança dos alunos – algo difícil de ser reconquistado. Geralmente, a maior parte dos problemas desse tipo são originados por questões simples e insignificantes, como uma conexão de cabo desligada, que poderia facilmente ser resolvida por alguém com um mínimo de competência técnica para a função.

Competências administrativas

Entre as competências administrativas mais importantes, estão a recepção eficiente de materiais e sua distribuição aos estudantes e a manutenção de registros, de forma a manter sempre uma comunicação atualizada com a instituição de origem.

Competências instrucionais

Será muito vantajoso para a instituição e para os alunos se o tutor local for competente em termos do conteúdo que é ensinado no curso. Isso ajudará na interpretação das explicações do professor e das perguntas dos estudantes.

Experiência

Embora cada grupo de estudantes seja formado por indivíduos diferentes, seus problemas geralmente são parecidos com aqueles de grupos anteriores. Um tutor experiente, com base em sua experiência prévia, pode conhecer esses problemas e explicá-los ao professor ou, ainda, imediatamente resolvê-los, sem precisar do instrutor. Dessa forma, se ele tiver desenvolvido de modo suficiente suas competências técnicas, administrativas e instrucionais, possuirá um bom controle do que acontece no local de ensino (no polo de apoio presencial). Os estudantes percebem isso, geralmente, de modo positivo, o que transmite credibilidade ao curso ou programa ofertado, aumenta a satisfação dos envolvidos e diminui os índices de desistência.

Mediação na comunicação

O tutor presencial tem de ser alguém que se importa com a tranquilidade e o bem-estar dos alunos e que é capaz de comunicar essa preocupação. Essa mediação na comunicação pode ser realizada de diferentes formas: cumprimentando sempre os estudantes na chegada e na saída; assegurando que todos tenham liberdade de participar das discussões; dialogando reservadamente com qualquer pessoa que tenha se saído mal durante uma apresentação oral, uma avaliação ou uma atividade de qualquer ordem; verbalizando apreciação, aprovação ou congratulações pelos sucessos dos estudantes; observando o comportamento do grupo de estudantes de modo a perceber estudantes desmotivados ou com algum tipo de problema.

Para refletir

Você conhece algum polo presencial de algum curso de EaD? Se sim, quais você acha que são as competências técnicas, administrativas e instrucionais do(s) tutor(es) desse polo?

Após a reflexão vamos passar ao estudo das Competências do tutor a distância, confira!