Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.5 Competências do tutor a distância

A principal diferença entre o tutor presencial e o tutor a distância está representada pela própria denominação dada a cada um. Embora ambos atuem na importante função de mediação entre alunos, professores e instituição, o tutor presencial atua no polo de apoio presencial e o tutor a distância é aquele que atua, geralmente, na sede da instituição que oferece o curso ou programa, interagindo com os estudantes a distância, normalmente através do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, ou seja, virtualmente, o que lhe possibilita uma outra nomenclatura - tutor virtual. Essa característica que os diferencia é o que determina que os tutores a distância tenham responsabilidades e papéis diferenciados dos tutores presenciais.

O tutor a distância desempenha diferentes papéis simultaneamente, de acordo com Mattar (2012). Contudo, seu principal papel é acompanhar o aprendizado dos alunos a distância. Para desempenhar esse papel com qualidade, os tutores a distância também devem congregar algumas competências essenciais. A tabela abaixo, adaptada de Lenzi (2014) e Aretio (2002), descreve em que consiste cada uma dessas competências. 

Competências na orientação

As funções de orientação envolvem a supervisão e o acompanhamento do aluno, de forma que ele possa adotar as alternativas disponibilizadas pela instituição de modo satisfatório para o seu processo de aprendizagem.

Competências institucionais e administrativas

As funções institucionais e de conexão aludem à própria formação do tutor, à ligação que ele estabelece entre aluno e instituição e às questões burocráticas e institucionais.

Competências acadêmicas

Na função acadêmica, os tutores a distância devem ser selecionados e capacitados para promover e facilitar a aprendizagem do aluno, mas de forma distinta de um professor tradicional, pois o tutor deve encontrar um meio de ajudar e reforçar o processo de autoaprendizagem, evitando a relação de dependência que ocorre quando só há transmissão da informação por parte do tutor.

Soma-se a tais competências a necessidade de se ter familiaridade com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como as plataformas que suportam os Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) – recurso mais utilizado como forma de promover a interação entre alunos e equipe docente pelas instituições que promovem EAD no nosso país atualmente (ABED, 2015, p.09).

Aqui encerramos o estudo das funções e competências da tutoria, no próximo tópico disponibilizamos dicas de leitura que podem incrementar seu conhecimento, Confira!

E dando continuidade ao estudo, o próximo assunto de estudo será voltado aos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs), é importante entender o funcionamento do ambiente e conhecer as ferramentas necessárias para atuação na tutoria.

Vamos em frente!