Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.2 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

4.2.1 O tutor a distância e o AVEA

No decorrer da apresentação do conteúdos foram apresentados detalhes a atuação do tutor como mediador, motivador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem, assim como foi mostrado as tarefas a serem desenvolvidas nas tutorias presencial e a distância.

Agora vamos apresentar as ferramentas incorporadas ou embutidas dentro dos AVEAs que permitem a realização do trabalhos. O tutor a distância, para cumprir as suas atribuições de mediação e comunicação, utiliza diferentes ferramentas dentro do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, na imagem a seguir pode-se observar na imagem uma lista de atividades disponíveis no ambiente, mas para nosso estudo vamos focar nas mais utilizadas no trabalho da tutoria, confira a seguir:


  • os fóruns, os chats e as mensagens individuais – geralmente utilizadas para a comunicação entre equipe docente e estudantes;

  • os questionários e a ferramenta envio tarefa – adotadas para os processos avaliativos;

  • os wikis e os glossários – utilizadas para processos de construção colaborativa de conteúdos;

  • os livros, os links para conteúdos externos e para arquivos de diversos tipos – muito comuns como forma de instrução e de acesso ao conteúdo a ser estudado e aprendido;

  • as pesquisas de avaliação – adotadas para a pesquisa de opinião e recolha de feedback do processo de ensino e aprendizagem adotado.

Como essas são as ferramentas mas utilizadas no desenvolvimento do trabalho de tutoria, torna-se importante um descritivo da ferramenta e das indicações de uso da mesmas. Para ver o detalhamento de cada uma das ferramentas Clique aqui.

Além de serem classificadas por funções, as ferramentas dos AVEAs são também categorizadas em recursos síncronos, que são aqueles que permitem a comunicação em tempo real, como o chat, e recursos assíncronos, pelos quais a mensagem emitida por uma pessoa é recebida e respondida mais tarde pelas outras, de modo que não há necessidade de elas estarem conectadas ao mesmo tempo para interagir, como acontece nos fóruns de discussão online (FILATRO, 2008).

A escolha de quais ferramentas devem ser utilizadas para a interação com o estudantes é realizada no planejamento do curso; assim, o tutor não decide quais utilizará, pois emprega as que estão previstas no escopo do Projeto Político Pedagógico. Dessa forma, o tutor precisa ter conhecimento das ferramentas existentes e saber aplica-las da melhor forma possível, buscando facilitar a interação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

No IFSC, adotamos como plataforma, para a execução de tais atividades, o Moodle (Modular Object–Oriented Dynamic Learning Environment), é um software livre e gratuito mais utilizado pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil que oferecem cursos a distância (PAVEZI et. al. 2011).  O conhecimento mais específico deste sistema que dá suporte a aplicação dos cursos virtuais do IFSC, é o assnto do próximo tema a ser estudado.

Boa continuação!