Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.1 O tutor: um profissional da educação

4.1.6 Dicas de leitura sobre tutoria na EaD

Os materiais indicados abaixo podem aprofundar seu conhecimento sobre os conceitos que envolvem a tutoria e as suas funções na EaD. Clique nos títulos e saiba mais sobre as obras.

Tutoria e interação em Educação a Distância

A obra aborda a atuação do tutor como docente e, simultaneamente, oferece subsídios para o trabalho do professor em EaD. 

Referência:

MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesse processo

Artigo que tem como objetivo discutir a importância do sistema de tutoria virtual no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância (EaD), buscando refletir sobre as condições de trabalho do docente-tutor e compreender as características e especificidades do seu campo de atuação.

Referência:

MILL, Daniel; ABREU-E-LIMA, Denise; LIMA, Valéria Sperduti; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O desafio de uma interação de qualidade na Educação a Distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia, ano 02, volume 02, número 04, agosto/dezembro, 2008. 

Ensinar com as tecnologias de informação e comunicação: retratos da docência

O estudo apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa realizada com professores e tutores de cursos de licenciatura a distância, com o objetivo de identificar as representações e formas de compreensão sobre o papel docente na modalidade EaD. 

Referência:

SCHILLER, Jéssica; LAPA, Andrea Brandão; CERNY, Roseli Zen. Ensinar com as tecnologias de informação e comunicação: retratos da docência. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7 n.1 Abril/2011.