Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.2 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

4.2.2 A plataforma Moodle

Chegou a hora de conhecer um pouco mais uma das plataformas de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) mais adotadas para a execução de cursos e programas de EaD no Brasil: o Moodle. Você também conhecerá os recursos síncronos e assíncronos mais utilizados pela tutoria nessa modalidade de ensino.

O AVEA Moodle, geralmente, já vem com um conjunto de funções pré-configuradas, apresentando funções de Administrador, Criador de Cursos, Professor (editor), Moderador (não editor), Aluno e Visitante. O usuário é registrado para cada uma dessas funções, conforme seu perfil. O acesso é dado com um conjunto de permissões pré-configuradas, mas que podem ser editadas e modificadas para melhor atender as particularidades de cada projeto.

Se quiser conhecer mais o Moodle e seus recursos, consulte os sites disponibilizados a seguir:

Site oficial do Moodle.Org

Nesse site, você poderá conhecer mais sobre o Projeto Moodle e a comunidade Moodle, tendo a oportunidade de entrar em contato com uma das maiores comunidades mundiais que, em conjunto, esforça-se para desenvolver uma plataforma de aprendizagem colaborativa, aberta e cada vez melhor. Nesse site, você encontra documentos, arquivos para download, espaços para testar versões do moodle (como professor, como aluno, como administrador etc.) e também para registrar dúvidas, problemas ou novas ideias para contribuir com os desenvolvedores.

MOODLEDOCS - Documentação para professores no Moodle.Org 

Nesse endereço, você encontra uma lista de perguntas gerais de muitos educadores sobre o Moodle e também uma lista de “FAQ – Perguntas frequentes” sobre ferramentas específicas da plataforma. Os textos estão todos em inglês.

MOODLEDEMO – Experimente versões do moodle 

Nesse endereço, você pode experimentar a última versão do Moodle e acessar cursos e salas virtuais, com a possibilidade de editá-las e criar recursos e atividades. Cada site de demonstração fica disponível para edição por períodos de uma hora. Assim, de hora em hora, o ambiente é automaticamente atualizado para uma nova sessão em branco, independentemente das edições que você tiver feito ao longo da última hora. Os desenvolvedores lembram que, como muitas pessoas podem estar editando ao mesmo tempo, há possibilidade de ocorrerem erros de configuração.

MoodleMoot Brasil

O MoodleMoot é uma conferência realizada em vários países do mundo, dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. Com a sua 10º edição sendo realizada no Brasil, o Moodle e sua comunidade de desenvolvedores consolidam-se em mais de 235 países em todo o mundo, em um total de 64.500 sites, sendo mais de 4.318 somente no Brasil.

Para o sucesso dos cursos oferecidos na modalidade a distância, é imprescindível planejar e produzir o ambiente virtual de ensino e aprendizagem antes das aulas iniciarem e realizar a mediação durante todo o desenvolvimento do curso. Para essa mediação, algumas estratégias pedagógicas são comumente adotadas e aplicadas através do uso das ferramentas disponíveis nas salas de aula virtuais. Tais ferramentas podem ser divididas em diferentes classificações, mas a própria plataforma Moodle as categoriza em “atividades” ou “recursos”, como veremos a seguir.

Vamos lá?