Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.2 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

4.2.4 Dicas de leitura sobre o Moodle

Para conhecer mais a plataforma Moodle e a forma como ela é compreendida no campo da EaD, acesse o material disponibilizado a seguir. Leia os comentários e as orientações sobre cada um e aprofunde seus conhecimentos sobre o Moodle e as funções de tutoria. Você pode aprender muito com essas leituras sugeridas!


Análise das dimensões afetivas do tutor em turmas de EaD no Ambiente Virtual Moodle

Esse artigo apresenta o papel do tutor desenvolvido na Educação a Distância. Analisa e define as principais funções e os fatores afetivos que podem ser detectados no processo de tutoria e como é possível melhorar e influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Apesar de ser um artigo técnico, com alguns conteúdos voltados a área da informática, é um conteúdo especialmente interessante porque relaciona as questões de afetividade estudadas ao longo do nosso curso com as ferramentas disponíveis no Moodle. Vale a pena a leitura, especialmente a parte sobre a “Proposta Apresentada” (tópico 04 do artigo).


Fluência tecnológica na prática de tutores no moodle

Artigo que tem como objetivo discutir a importância do sistema de tutoria virtual no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância (EaD), buscando refletir sobre as condições de trabalho do docente-tutor e compreender as características e especificidades do seu campo de atuação.


O uso das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem pelos acadêmicos dos cursos de administração e processos gerenciais do NEAD-CESUMAR

Esse artigo, apesar de ter como contexto a educação a distância do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), é relevante para o nosso curso porque apresenta uma avaliação da utilização das ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle pelos acadêmicos. O trabalho foi desenvolvido através de referencial teórico, bem como da coleta de dados mediante a utilização de questionários aplicados aos acadêmicos dos cursos de Administração e Processos Gerenciais da citada universidade. A leitura é valida especialmente pelos resultados obtidos e pelas conclusões expostas.


A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EaD

Esse estudo tem como principal objetivo apresentar a importância de um ambiente virtual de aprendizagem no processo de educação a distância (EAD). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e bibliográfico que é consistente especialmente no âmbito teórico e, por isso, é pertinente ao nosso curso.


Oficina de Moodle Online – Projeto de Formação de Professores para a docência online

A Equipe da Universidade Federal da Bahia disponibilizou para acesso público uma oficina de Moodle online. Essa oficina foi desenvolvida em 2007 e utiliza o próprio moodle (em uma versão mais antiga) como suporte para a realização da mesma, em um formato similar ao que estamos realizando em nosso curso agora. Todo o conteúdo e recursos da oficina estão disponíveis para qualquer pessoa explorar. Como indicação, fica a sugestão do acesso ao livro digital sobre ambientes virtuais de aprendizagem, com conteúdos específicos sobre essa temática.


Após todas essas dicas.. preparado para colocar em prática tudo que estudamos no curso?! Vamos juntos!