Livro - O papel do tutor na EaD e atuação no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

 

4.2 Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem

4.2.3 Ferramentas e atividades do Moodle

Neste tópico você irá aprofundar mais os conhecimentos sobre as ferramentas oferecidas pelo Moodle, além disto, poderá observar a aplicação da ferramenta a atividade da tutoria. Por fim poderá acessar um tutorial de uso do Moodle.

Considerando a divisão das ferramentas do Moodle em “atividades” ou “recursos”, no quadro abaixo, apresentamos algumas das mais utilizadas e que geralmente são adotadas em intervenções didáticas virtuais. Diferenciamos cada item pelos momentos nos quais eles podem ser adotados e acrescentamos a sua respectiva descrição, veja esta organização a seguir:

Ferramentas Atividades

Geralmente utilizada para...

Nome da ferramenta

Descrição

Comunicação entre equipe docente e estudantes

Chat

Permite que os participantes possam conversar em tempo real.

Fórum

Permite que participantes tenham discussões assíncronas, ou seja, discussões que acontecem durante um longo período de tempo.

Processos avaliativos

Questionário

Permite ao professor criar e configurar testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Cada tentativa é corrigida automaticamente e o professor pode optar por fornecer feedback e / ou mostrar as respostas corretas.

Tarefa

Permite que um professor crie orientações para uma tarefa, recolha o trabalho e forneça notas e comentários.

Processos de construção colaborativa de conteúdos

Wiki

Permite aos participantes adicionar e editar uma coleção de páginas da web. Um wiki pode ser colaborativo, com todos podendo editá-lo, ou individual, onde cada um tem seu próprio wiki que só eles podem editar.

Glossário

Permite que os membros de um fórum criem e mantenham uma lista de termos ou definições, como um dicionário.

Processos avaliativos

Enquete

Permite que você construa pesquisas usando diversos tipos de questões, com o objetivo de coletar dados dos usuários.

Pesquisa de avaliação

Fornece uma série de instrumentos de inquérito validados que têm sido úteis para aferir e estimular a aprendizagem em ambientes on-line.

Ferramentas Recursos

Geralmente utilizada para...

Nome da ferramenta

Descrição

Instrução, orientações e para o acesso ao conteúdo a ser estudado e aprendido 

Arquivo

Permite que um professor disponibilize um arquivo como um recurso do curso. Sempre que possível, o arquivo será exibido na interface do curso, caso contrário, os alunos serão solicitados a fazer o download.

Livro

Permite que professores criem um recurso com diversas páginas em formato de livro, com capítulos e sub-capítulos.

 Página

Habilita que uma página web seja exibida e editada em um curso.

Rótulo

Permite que texto e imagens possam ser inseridos no meio dos links de atividades na página do curso. Rótulos são muito versáteis e podem ajudar a melhorar a aparência de um curso caso utilizado sabiamente.

URL

Permite que um professor disponibilize um link de web como um recurso curso. Tudo o que está online disponível gratuitamente, tais como documentos ou imagens, pode ser ligado a URL.

Ao visualizar os quadros das atividades e recursos do Moodle, juntamente com sua proposta de uso é possível pensar em como utilizar as ferramentas do ambiente na atividade de tutoria. Agora é preciso conhecer o passo a passo da utilização das ferramentas.

....

Tutorial de uso das ferramentas

Para dar base de conhecimento do passo a passo da utilização do Moodle, disponibilizamos um tutorial desenvolvido no IFSC para um curso técnico de informática.

Clique aqui para acessar o tutorial completo de uso das ferramentas do Moodle.


Para a preparação de atuação na tutoria é importante conhecer e exercitar a prática de utilizar esses recursos no Moodle. Com o intuito de oferecer esta possibilidade teremos neste capítulo atividades práticas em uma "Sala de Prática", a qual você terá acesso e poderá realizar edições orientadas pela equipe docente.

Antes de colocar a mão na massa, veja na sequencia a indicação de leituras sobre o tema que acabamos de estudar.