Material de estudos | Produzindo e experimentando recursos educacionais

2 | Princípios de Design Instrucional

Modelo ADDIE

O modelo de aplicação do Design Instrucional mais difundido e utilizado atualmente (SILVA, 2013) é conhecido como ADDIE, acrônimo do inglês para as etapas de:

1
Análise (Analysis)

Quem é público-alvo? Quais os objetivos? De onde partem? Qual é o contexto? Quais as limitações e possibilidades? ...

2
Projeto (Design)

Qual é a melhor forma de apresentar os conteúdos e atividades para o público-alvo? Que ações podem ser pensadas para que alcancem os objetivos de aprendizagem? Como serão os materiais?

3
Desenvolvimento (Development)

Momento de desenvolver as soluções. Elaboração de materiais, atividades, percursos, ambientes, ...

4
Implementação (Implementation)

A fase de implementação se refere à aplicação do material/estratégias desenvolvidas. É o curso em andamento. Alunos acessando os materiais, navegando pelo ambiente, etc.

5
Avaliação (Evaluation)

A avaliação é crucial em qualquer processo. As soluções desenvolvidas foram efetivas? O que poder ser melhorado?

Este modelo pode ser aplicado tanto em nível macro, para o desenvolvimento de curso, como em nível micro, para elaboração de algum material didático. Releia as etapas do processo acima pensando inicialmente em um curso e, em seguida, em algum material didático específico. Note que as mesmas questões podem ser aplicadas, uma vez que sem definir os objetivos e compreender o contexto, dificilmente você conseguirá desenvolver uma solução educacional efetiva.

Também é importante destacar que esse modelo apresenta uma lógica linear, mas é possível mesclar essa abordagem com Design Thinking ou outras metodologias não lineares, integrando a avaliação ao longo do processo e implementando fases de prototipação, por exemplo. Você pode avaliar continuamente e retornar para etapas anteriores antes de efetivamente implementar a solução para um grande público. 

Aprofunde seus conhecimentos

Existem outros modelos de Design Instrucional, com diferentes pontos de vista. O modelo ARCS, por exemplo, foi criado pelo psicólogo norte americano John Keller ao buscar formas de trabalhar melhor a motivação dos alunos para aprendizagem.  

  Conheça outros modelos clicando aqui.