Material de estudos | Produzindo e experimentando recursos educacionais

2 | Princípios de Design Instrucional

Elementos de um material didático

O Ministério da Educação (BRASIL, 2007) publicou um documento com Referenciais de Qualidade para Educação Superior a distância, indicando que um material didático de qualidade deve, entre outros fatores,

  • atender de forma sistemática e organizada o conteúdo definido no projeto político pedagógico do curso, segundo a ementa, de modo a desenvolver habilidades e competências específicas;  
  • detalhar que competências cognitivas, habilidades e atitudes o estudante deverá alcançar ao fim de cada unidade, módulo e disciplina, oferecendo assim a oportunidade sistemática de uma autoavaliação;
  • buscar integrar diferentes mídias, explorando a convergência e a integração entre elas na perspectiva da construção do conhecimento e interação entre os múltiplos atores desse processo; 
  • ser estruturado em linguagem dialógica, de modo a promover um estudo autônomo do estudante e estimular a sua capacidade de organizar e aprender diante de seu ritmo de desenvolvimento; 
  • indicar bibliografias para buscas complementares à aprendizagem, instigando o próprio estudante a explorar mais cada assunto a partir das suas necessidades.   

Uma das formas de incorporar esses indicadores de qualidade é por meio dos chamados elementos instrucionais. Você provavelmente já se deparou com algum material didático que apresentava caixas de destaque, ícones, lembretes, dicas, leituras complementares e outras seções específicas. Tais elementos auxiliam a organizar o conteúdo de forma lógica e atrativa para quem estuda, mas planejar os elementos instrucionais a serem utilizados é ainda mais importante para quem está construindo o material. Por exemplo, ao definir que o material didático terá elementos de destaque, exemplos e reflexões, os autores do material ficam com esses elementos em mente buscando oportunidades de contemplá-los ao longo do material.

Nesse exato momento, estamos aqui escrevendo este material e já pensando que precisamos utilizar um dos nossos elementos instrucionais que é o "Deu certo". Você deve ter visto ele nos materiais das unidades anteriores. É aquela caixa que conta um caso de sucesso, um exemplo real, relacionado ao conteúdo que estamos trabalhando. À propósito, um "Deu certo" do próprio curso cairia bem, hein? Então, aí vai um exemplo da casa pra você:

   

Deu certo!

A Especialização em Tecnologias para Educação Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina foi pensada de forma colaborativa por professores e profissionais de diferentes áreas. Em pelo menos duas das reuniões que fizemos a pauta tratou da estrutura do ambiente virtual, do formato do nosso material didático e dos elementos instrucionais que trabalharíamos. Depois de muitas ideias, chegamos aos seguintes elementos:

  • Vídeo contexto: todo livro abre com um vídeo contexto que apresenta cerca de 5 fatos instigantes sobre o tema da unidade curricular. O vídeo fecha com uma pergunta chave a ser trabalhada ao longo dos estudos.
  • Você precisa saber: caixa com ícone de uma bandeirinha indicando materiais de leitura/acesso obrigatório. Esta é uma forma de integrar materiais existentes e que atendam à ementa e ao conteúdo elaborado pelos professores, sem perder a oportunidade/contexto.
  • Amplie seus conhecimentos: caixa com ícone de rede/conexão indicando materiais de leitura/acesso não obrigatório. Essa é uma forma de recomendar materiais extras para alunos que querem saber mais sobre o assunto, sem perder a oportunidade/contexto.
  • E agora?: caixa com ícone de astronauta na qual alguma questão problematizadora ou reflexão leva à um tópico de fórum para discussão. A caixa pode ser usada sempre que o conteúdo abrir brecha para uma boa troca de ideias.
  • Conheça e use: caixa com ícone de varinha mágica para recomendar ferramentas relacionadas ao assunto tratado. Cada ferramenta vem com uma breve descrição e ao final um link para o glossário de tecnologias que é transversal ao curso.
  • Conectando os pontos: caixa com mesmo ícone do amplie seus conhecimentos que aparece ao final do conteúdo de cada unidade. O objetivo é resgatar alguns pontos tratados e conectá-los com o que o aluno estudará em seguida.

E aí, reconheceu algum desses elementos ao longo dos estudos até aqui? Além deles, foram pensados outros elementos como destaques e listas, que, por consequência, também recebem um tratamento gráfico diferenciado. Os elementos gráficos precisam contribuir com a proposta. Mas, isso é assunto para mais adiante! #semspoiler!   

Perceba que nós demos uma cara diferente para alguns elementos que já são velhos conhecidos dos materiais didáticos como o "Saiba mais" e o "Recapitulando". Você não precisa utilizar sempre os mesmos elementos. O importante, ao se pensar nos elementos instrucionais de um material didático, é pensar em quais tipos de informação serão apresentadas. Terá exemplos? Você explicitará os objetivos de aprendizagem logo no começo? Fará síntese para resgatar o que foi visto até o momento? Destaques? Reflexões? Enfim, há uma série de elementos que podem ser integrados ao material. Todavia, é preciso saber utilizá-los de forma que não sobrecarreguem o material, tanto na carga congnitiva (muito conteúdo) como no peso visual (vulgo carnaval, hehe).  

Além disso, vale destacar que elementos instrucionais, sozinhos, não fazem um bom material. O coração de um bom material está na linguagem. É o que você verá a seguir. Vai com fé!

   

Por que será que algumas publicações

são tão convidativas, fáceis e boas de ler?