Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

Número de respostas: 19

Esta atividade objetiva assimilar os Critérios de qualidade de EaD e observar a complexidade dos sistemas EaD. Sabemos que todos os critérios são importantes para desenvolver cursos com qualidade, mas gostaríamos de conhecer sua opinião sobre os que considera mais importante.

Para a realização da atividade é necessário que você leia os Critérios de qualidade de EaD, estipulados pelo MEC, selecione um critério que considera fundamental e descreva o porque da sua escolha

Veja um exemplo:

Critério: Material Didático

Descrição: Considero fundamental porque ...........

Essa atividade irá compor 20% da nota total com nota máxima total possível de 10. Confira o prazo de envio da atividades no Cronograma e Roteiro de Estudos do curso. Após a data o Bloco de Notas será fechado automaticamente pelo sistema.

Boa atividade!

Equipe docente.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Fabiolla Falconi Vieira -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Critério: Equipe Multidisciplinar

Descrição: Considero esse critério fundamental, pois nenhum curso EAD consegue ser consolidado utilizando somente um tipo de profissional. É necessário, para o bom funcionamento do curso e para alcançar os objetivos propostos pelos cursos a distância, a existência de uma equipe multidisciplinar que dará conta das especificidades do curso. Assim, participam da equipe, não só professores habilitados para cada componente curricular, mas também os tutores, que realizam a mediação entre professores e alunos, e a equipe técnica-pedagógica, que se preocupa em formular os materiais impressos e on-line, em elaborar e manter o ambiente virtual sempre em funcionamento, e se responsabilizada pelas questões técnicas relativas as vídeo-aulas e as web-conferências. Por isso, é tão importante manter uma equipe multidisciplinar nos cursos EAD, sem essa equipe os cursos não seriam viáveis.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Juliana Da Silva Euzebio -

Critério: Organização Didático-Pedagógica

 

Descrição: Considero fundamental porque esse critério contempla diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento do curso. A organização didático-Pedagógica envolve em primeiro lugar a aprendizagem dos estudantes. Também são fundamentais as práticas educacionais dos professores e tutores, os materiais didáticos (científico, cultural, ético e estético, e sua adequação as tecnologias de informação e comunicação). Na organização didático-pedagógica o currículo, a integralização entre os docentes e a tutoria, o atendimento e orientação aos estudantes de forma presencial e a distância, avaliação dos estudantes, tutores, professores e dos polos. E por fim, é fundamental a realização de parcerias e convênios com outras instituições, buscando a possibilidade de ofertar cursos de qualidade.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por ANA PAULA SILVA -

Critério:  Infra-estrutura de apoio

Descrição: Acredito que seja de suma importância pensar-se no espaço onde ocorrerá o encontro presencial, ou até mesmo o espaço que dá apoio ao estudante EaD, pois de nada adiantaria ter uma grande estrutura a distância, com aulas virtuais, com bons materiais, sem um local presencial onde o aluno pode realizar provas, onde pode acessar internet, onde no caso de vídeo-aulas todo equipamento seja de boa qualidade, com uma conexão eficaz. A infra-estrutura é fundamental para o bom andamento de um curso EaD e a instituição com apoio de outras instituições ou não devem oferecer esses recursos aos estudantes, professores e tutores.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Marcia Luz de Oliveira -

Critério: Equipe Multidisciplinar

Descrição:
Considero fundamental uma equipe multidisciplinar capacitada, conhecedora do PPC do curso e de suas competências dentro deste.
Precisam ter experiência em EAD, e mesmo que não tenham, é necessário dedicação, busca do conhecimento e principalmente, buscar a interação entre os envolvidos: docentes, tutores, equipe técnico-administrativa, estudantes e coordenação do curso.
Todos precisam alinhar o conhecimento e as estratégias adotadas pelo curso, pois esta equipe é a responsável pelo efetivo aprendizado do estudante e evitarão a evasão.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Vanusa Scariot -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Critério:Equipe Multidisciplinar

Descrição: Considero esse critério fundamental porque como o próprio nome nos remete, equipe multidisciplinar, vejo como um grupo composto por diversos integrantes, atuando em áreas diferentes (docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo), mas que se completam para atender da melhor forma os nossos alunos. Para que isso ocorra, a equipe multidisciplinar deve ser cuidadosamente formada para um desempenho com maior eficácia. A equipe deve estar em sintonia, caminhar juntos. se ajudar trocando informações, dúvidas, sugestões, sempre pensando para um melhor funcionamento do curso. A equipe precisa desenvolver juntos um trabalho colaborativo para maior eficiência e qualidade do trabalho, onde será refletido em nossos alunos. Por isso, entendo que a união desta equipe é muito importante, cada um com seu papel, mas trabalhando no mesmo caminho e em total sintonia.

      

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Veigla Flores Vargas -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

CRITÉRIO: Avaliação

Avaliação de Aprendizagem

Considero este critério extremamente importante, pois, é necessário manter avaliações de maneiras que possibilitem ao aluno o crescimento intelectual, sempre tendo como base critérios que possibilitem o envolvimento com a realidade do estudante. Ressalto que quando pensamos em avaliação, é preciso estruturá-la de forma que degrau a degrau o aprendizado seja construído para assim se ter êxito ao final da UC. Ainda, me preocupe muito com as avaliações extremas onde levam o aluno a desmotivação e consequente com o abandono das atividades.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Valquiria Machado Cardoso Weiss -

Critério: (I) Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem

Descrição: Considero o Projeto Político Pedagógico (PPP) o critério mais importante para a qualidade de EaD, pois será na construção do PPP que serão estabelecidos pontos fundamentais para o sucesso do curso, como em qualquer outra modalidade de ensino. Serão estabelecidos, por exemplo, o perfil do estudante, a organização de currículo, a forma de avaliação e a organização do material didático, comunicação e tutoria.
Acredito que esses pontos devam ser bem planejados, visando o desenvolvimento humano e buscando um currículo interdisciplinar e contextualizado, o que tem sido a busca em todas as áreas de ensino já há algum tempo.
No ensino a distância, em especial, é preciso prever ainda no PPP métodos que desenvolva a habilidade dos estudantes às tecnologias utilizadas no curso, assim como, a integração entre os estudantes. Este último ponto, a "integração", é muito importante, porque os estudantes muitas vezes estão experimentando pela primeira vez esse método de ensino a distância, e se não houver momentos de interação com colegas, professores e tutores, corre o risco de eles se sentirem desamparados, sem ninguém para saciar as suas dúvidas ou compartilhar suas aflições. Essa falta de comunicação é uma das principais causas de evasão no EaD, por isso, já devem ser previstas no PPP as formas de interação e compartilhamento de experiências e dúvidas, acolhendo e dando suporte aos estudantes.
São muitos pontos a serem pensados e organizados antes de iniciar um curso, por isso considero essencial o planejamento do PPP para se desenvolver um curso de qualidade.

Em resposta à Primeiro post

Sistemas de Comunicação

por Cassiano Kummer -

Temos como base principal o aprendizado, desenvolver e prover o conhecimento. Mas o pilar fundamental deste processo são os sistemas de comunicação.

Além de diminuir as distâncias, a aproximação que os sistemas de comunicação propiciam, precisam gerar a interatividade e articulação primeiramente entre professor X estudante, estudante X estudante, tutor X estudante, provendo ainda rápido acesso aos demais setores da instituição.

Outra vantagem é a associação dos conteúdos didáticos com as atividades propostas, que geram âncoras entre elas e propiciam um aprendizado síncrono ou assíncrono, geridos pela instituição, através de links e hiperlinks, levando em conta as necessidade do estudante e garantindo êxito no processo de ensino X aprendizagem, tendo como foco principal o estudante e a promoção do conhecimento.

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Hanen Sarkis Kanaan -

Sistemas de comunicação,

     Em um processo de ensino EAD, um bom sistema de comunicação pode garantir a permanência dos alunos no curso, digo isso porque ainda que tudo funcione bem, desde o material didático a equipe de apoio, se a comunicação entre as equipes seja tutores, professores,  coordenação e alunos não for precisa e motivadora o curso a participação dos alunos  pode ficar comprometida. Ao contrário dos cursos presenciais na modalidade EAD existe muitas vezes uma sensação de isolamento e o processo de aprendizagem muitas vezes é solitário e requer muita disciplina para desenvolver as atividades do curso e mesmo as aulas no polo de apoio. Como aponta o texto usado como base no estudo é importante ter flexibilidade de horário de atendimento ao aluno, monitoramento da frequencia da turma, comunicação com online com materiais e atividades desafiadoras e estimular a interação entre os alunos  em fóruns de discussão e trabalhos em grupo iniciados nas aulas presenciais mas que possam ser desenvolvidos fora do polo para estimular a relação entre as pessoas.

Em resposta à Primeiro post

Critério: Avaliação

por Wenis Vargas De Carvalho -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Critério: Avaliação

Descrição: Considero esse critério fundamental, pois através dele podemos nortear os avanços alcançados pelos envolvidos durante seu vínculo com determinado conteúdo. A partir deste  é possível verificar  os avanços e os os pontos não alcançados pelos estudantes de modo que esta possa contribuir positivamente nas estratégias utilizadas pelo professor mediador. Além desta avaliação, acredito que a avaliação para com a instituição, professores e demais envolvidos é de extrema importância para que haja mudanças quando necessária de maneira que a qualidade do ensino seja sempre o alvo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Nadia Fabiana Campos -

Critério: Organização Didático-Pedagógica

Descrição: A organização didático-pedagógica contempla vários aspectos indispensáveis para o bom desenvolvimento do Ensino à Distância. Dentre esses aspectos podemos citar: aprendizagem dos alunos; práticas educacionais de professores e tutores; material didático; currículo e sistema de orientação docente e à tutoria. 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por MARIA HELENA SILVA ERCKMANN -

Critério: Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem.

Todos os critérios de qualidade para a educação a distância tem sua importância para que os objetivos de um curso oferecido nesta modalidade tenha êxito.

dentre eles, a concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem se destaca, pois para que esse modelo conquiste a confiança da comunidade acadêmica, precisa apresentar resultados iguais ou até mais significativos  do que aqueles apresentados nos cursos presenciais.

Com o projeto político pedagógico bem estruturado é que se dará, na realidade, o andamento do curso: quem serão os profissionais que estarão envolvidos, que tipo de material didático, dentre outros.

Em resposta à Primeiro post

Infraestura de Apoio

por Roselha Hinghaus Meurer -

Critério: Infraestrutura de apoio

Descrição:  Considero este critério indispensável, pois, é de extrema importância para o bom funcionamento de cursos de graduação e principalmente para os cursos em EAD. A infraestrutura disponibilizada aos alunos deve contemplar um local adequado para a realização das web aulas e das provas, que geralmente são presenciais. Também, é necessário que os alunos tenham acesso a computadores e internet de qualidade, pois os cursos a distância dependem primordialmente desses instrumentos para um bom andamento e aproveitamento do curso. Neste sentido, cabe ao polo responsável disponibilizar o espaço adequado a alunos, tutores e professores.

Em resposta à Primeiro post

Equipe Mulidisciplinar

por Walquiria Guedert Mendes -

Vejo que esse critério é fundamental, pois a equipe multidisciplinar deve ser vista como um grupo composto por diversos integrantes, atuando em áreas diferentes (docentes, tutores e pessoal técnico-administrativo), mas que haja um complemento entre todos para atender da melhor forma os alunos, e para que  isso ocorra, a equipe multidisciplinar deve ser cuidadosamente formada para um desempenho eficaz.

 A equipe deve estar em sintonia, caminhando unidos eBrendo como intuito a ajuda mútua e a troca de informações, dúvidas, sugestões, sempre pensando para um melhor funcionamento do curso, sendo que a equipe pode desenvolver, juntos, um trabalho colaborativo para maior eficiência e qualidade do trabalho, onde será refletido em nossos alunos. Por isso, entendo que a união desta equipe é importante, onde cada tem o seu papel, mas sempre trabalhando no mesmo caminho e em sintonia.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Leonardo Furtado -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Critério:  Infra-estrutura de apoio

Descrição: Acredito que seja de suma importância pensar-se no espaço onde ocorrerá o encontro presencial, ou até mesmo o espaço que dá apoio ao estudante EaD, pois de nada adiantaria ter uma grande estrutura a distância, com aulas virtuais, com bons materiais, sem um local presencial onde o aluno pode realizar provas, onde pode acessar internet, onde no caso de vídeo-aulas todo equipamento seja de boa qualidade, com uma conexão eficaz. A infra-estrutura é fundamental para o bom andamento de um curso EaD e a instituição com apoio de outras instituições ou não devem oferecer esses recursos aos estudantes, professores e tutores.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Rosimeire Farinelli -

Critério: Gestão acadêmico-administrativa

Entendo a gestão acadêmico-administrativa, como um dos critérios essenciais para o bom andamento de um curso a distância, pois a gestão deve proporcionar, principalmente ao aluno, recursos diversos e eficazes para que este tenha a mesma condição de formação que uma educação presencial proporciona. Então tudo deve estar bem articulado, organizado e estruturado para o sucesso do processo ensino-aprendizado.

Em resposta à Primeiro post

Critério Tutores

por Harilton Ricardo De Sousa Dias -

Considero fundamente e essencial o papel do tutor, visto que juntamente com outros profissionais permitem reunir as condições necessárias para o sucesso do ensino à distância. O EAD tem avançado a passos largos nos últimos anos, no entanto, muitos acadêmicos tendem a relacionar o ensino EAD com o ensino presencial, isso porque muitos ainda são conservadores ao método presencial, cabe ao tutor, que além da função de mediador, esclarecer essa nova metodologia e dinâmica do funcionamento do processo. Por fim, compreende-se que além das competência acima citadas, o tutor reune demais competências como, ser compreensivo, instrutor, motivador, entre outras.

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Karin Cristiane Freitag -

CRITÉRIO: SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

 

Trabalhamos em cursos e formações a distância. Portanto, a base principal para o desenvolvimento e a efetividade do EAD são  os sistemas de comunicação.

É através deles que conseguiremos propiciar aos acadêmicos a interação e a informação do que for necessário. Promover conhecimento a distância é utilizar-se dos sistemas de comunicação para encurtar distâncias e fazer-se presente nesta possibilidade de ensinar e repassar conhecimentos. 

Os diversos tipos de sistemas ultrapassam a barreira do que é tradicional, para ofertar novas possibilidades de busca e aproximação com um mundo que está cada vez mais em ascensão.  Com as rotinas muito ocupadas, as pessoas cada vez mais sem tempo de frequentar uma sala de aula, e por isso há uma crescente demanda de novos sistemas de comunicação que atendam as necessidades desses estudantes de forma eficiente e eficaz, que consigam auxiliar nas mais variadas formas de resolutividade, tanto aproximando professor/tutor/instituição e aluno, bem como aluno e aluno. 

 

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Avaliação 02 - Bloco de Anotação sobre os critérios de Qualidade EaD

por Rosana richter -

Critério: Equipe de Apoio Interna e Externa

Descrição: Considero fundamental porque a equipes de apoio (interna e externa) torna-se fundamental para o operacionalização de todo o processo de ensino aprendizagem, estão considerados neste contexto a equipes pedagógica e equipe administrativa, que juntas irão, executar os processos e de forma efetiva, eu chamo de a "hora da verdade" é quando então o aluno irá acessar o material e fazer uso do mesmo e auferir o conhecimento ao qual ele se proprôs.

Grata,

Rosana Richter