Avaliação 03 - Fórum de discussão: Mediação e comunicação na EAD

Concordância

Concordância

por Fabiolla Falconi Vieira -
Número de respostas: 2
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Complementando a reflexão da professora sabemos que é de extrema importância, não só para os cursos EAD, mas para qualquer modalidade de ensino, a motivação do estudante durante o curso. E nesse sentido, a participação do Tutor é de extrema importância, pois é ele que vai estimular e contribuir para que esta motivação não desapareça ao longo do curso e para que os índices de evasão do curso não aumentem, já que os alunos não possuem contato direto com os professores é função do tutor estabelecer a mediação e auxiliar o aluno nas dúvidas e questionamentos acerca do curso. Para isso o tutor deve sempre fazer levantamentos em seu polo acerca da frequência com que os alunos acessam o ambiente e realizam as atividades, e conforme identifiquem a pouca participação, enviar mensagens de motivação demonstrando preocupação e interesse na continuidade do aluno no curso.

Em resposta à Fabiolla Falconi Vieira

Re: Concordância

por Wenis Vargas De Carvalho -
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Concordância: sobre o exposto pela colega, sou de extrema concordância que os tutores tanto os presenciais, quanto os EaDs necessitam ter esse cuidado com os discentes ingressos no curso, estreitando laços afim de minimizar, dúvidas e demais situações que podem gerar evasão no curso o qual estão inseridos. Penso ainda que esse vínculo deve não apenas ter esses fins, mas proporcionar ao aluno satisfação com sua vida acadêmica, uma vez que tais situações fazem com que a qualidade seja contínua e a procura por tais cursos nestas modalidades (EaD) sejam constantes. 

Em resposta à Fabiolla Falconi Vieira

Re: Concordância

por Roselha Hinghaus Meurer -

 Concordância: Complementado a reflexão da colega Fabiolla, estudos recentes revelam que a educação a distância está crescendo de forma acelerada justamente porque existe a figura central de um educador, o tutor a distância, por trás de todo o processo pedagógico. Por experiência própria o papel do tutor EAD nos cursos online deve estar alinhado com a proposta do curso ofertado, bem como, com a necessidade de observar e organizar todo o fluxo de conhecimento, além de tirar as dúvidas dos alunos. Podemos exemplificar da seguinte forma, um aluno que esteja em dúvidas sobre determinado exercício pode solicitar ajuda ao tutor, o mesmo tem a função de garantir propostas que auxiliem e melhorem o aprendizado do aluno.