Mural de avisos

Feedback Avaliação II

Feedback Avaliação II

por Giovana Schuelter -
Número de respostas: 0
Imagem de Sala: Professores e Tutores curso

Olá pessoal,

Bom dia, finalmente estou fazendo as correções das atividades desta formação para tutores!

Primeiramente gostaria de colocar que o ideal neste curso, é que eu pudesse fazer consideração sobre cada colocação dos estudantes, mas como as demandas são inúmeras, não consigo fazer este trabalho tão direcionado.

Vou então, fazer minha resposta mais geral, para englobar as diversas visões apontadas nas respostas das atividades. 

Sobre os critérios de EaD direcionados pelo MEC, para a execução da modalidade em todas as instituições de ensino, considero um rico documento norteador para manter a qualidade da oferta de cursos, independentemente do local do país em que a instituição esteja fixada fisicamente.

Sobre os níveis de importância dos critérios preestabelecidos, considero a maioria deles fundamentais, mas cada um, em determinado momento, considerando as fases de planejamento, produção, oferta e avaliação. Vamos detalhar mais um pouco:

Na fase de Planejamento considero fundamental o critério de Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem, pois este critério define a organização do projeto político pedagógico do curso. Neste momento ocorre toda a definição pedagógica do curso, tipo:  como o curso será estruturado com os módulos e tópicos, como será apresentação dos conteúdos, as interações as avaliações de aprendizagem.

Na segunda fase, de Produção, entendo que o foco principal é no Material Didático, pois envolve todo o trabalho de escrita e edição dos conteúdos e atividades que irão para o ambiente, para estudo dos alunos. Em segundo entra Equipe Multidisciplinar que tem papel em todas as fases, mas na produção é importante para poder desenvolver uma boa apresentação do curso, com apresentação de diferentes mídias (texto, vídeo, animações, entre outros).

Já na fase de Oferta, na minha opinião, o destaque maior está na Avalição com foco na aprendizagem, pois é onde ocorrerá o estudo e avaliação do estudante, sendo que, estas avalições podem ser aplicadas como formativas, em que ajudam o estudante no processo de aprendizado e somativa, em que contabiliza as notas para a aprovação do estudante. Em segundo entraria os Sistemas de Comunicação, lembrando que estes devem ser planejados na fase de planejamento e executados por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Por fim a fase de Avaliação, que ocorre depois do curso encerrado, onde também entra o critério Avalição, mas este com foco na avaliação institucional, pois se preocupa não com a avaliação de estudantes no curso, MAS SIM, com a qualidade do curso ofertado. Aqui entram: avaliação do material didático, do ambiente, do acompanhamento da tutoria, do corpo técnico administrado, entre outros. Esta avaliação tem o objetivo de melhorar o curso para ofertas futuras.

Sobre os outros critérios, entre eles: Infraestrutura de apoio, Gestão acadêmico-administrativa e Sustentabilidade Financeira. Considero que precisam ser lembrados, mas são muito particulares para cada instituição, e para as formas de oferta. Por exemplo: para instituições públicas se o curso é institucional (verba da instituição) ou com fomento (verbas extras do governo); ou ainda, instituições privadas onde o curso é vendido. Estas questões interferem fortemente para estes critérios.

Estas são as minhas considerações, adquirias com estudo e práticas de trabalho vivenciadas no dia a dia dentro de instituições de ensino públicas e privadas. MAS, CONFORME PREVÊ A ATIVIDADE, SÃO OPINIÕES QUE PODEM SER CONTRAPOSTAS!

Espero ter contribuído com o estudo!

Grande abraço e estou à disposição.

Giovana.