Avaliação 03 - Fórum de discussão: Mediação e comunicação na EAD

Aproveite este Fórum para destacar as suas principais experiências em mediação pedagógica na Tutoria (caso as tenha).

  

Questão motivadora para esse Fórum (temática):

“A importância da comunicação dialógica e da afetividade nas relações de mediação pedagógica realizada pelo Tutor”.

A motivação do estudante pode ser entendida como o aspecto dinâmico da ação; é o que leva o sujeito a agir, ou seja, que o leva a iniciar uma ação, a orientá-la em função dos objetivos estabelecidos, a decidir o seu procedimento e finalização. Ao estimulá-lo, o tutor estará desafiando-o à aprendizagem, buscando os motivos que provocam o seu interesse para aquilo que vai ser aprendido.

Para enriquecermos o debate e com base nos materiais disponibilizados, contribua com ideias, questionamentos, dúvidas e percepções sobre o tema deste fórum ou apresente uma situação mediada (fictícia ou real) em que pode-se perceber a existência ou ausência da comunicação dialógica e da afetividade na relação tutor/estudante.

  
Como responder esse Fórum (orientações):

Para responder esse fórum, os cursistas devem seguir a dinâmica intitulada "Bola de Neve" que funciona da seguinte maneira:

  • O professor lança uma questão ou tema para discussão no fórum.
  • Você poderá fazer sua postagem iniciando um novo tópico no Fórum e/ou comentando a postagem de um colega. Você terá que fazer o seu comentário ou reflexão dentro de um e apenas um dos quatro possíveis posicionamentos abaixo, e deverá iniciar sua mensagem com a frase em negrito.
      1. Concordância: "Complementando a reflexão de [fulano/a]..." (aqui ela poderá detalhar, chamar atenção, adicionar, opinar, complementar com teorias apresentadas no material disponibilizado ou exemplificar algum aspecto da mensagem com base na sua vivência profissional)
      2. Questionamento:"Questionando o que [fulano/a] disse..." (aqui ela poderá fazer uma pergunta, expor uma dúvida, ou problematizar algo que foi abordado na mensagem anterior)
      3. Discordância:"Discordando da opinião de [fulano/a]..."(aqui ela poderá fazer uma crítica, um contra-ponto, uma teoria que contradiz o que foi dito, trazer um contra-exemplo, ou uma opinião oposta ao que foi dito na mensagem anterior)
      4. Divergência:"Mudando totalmente de assunto..." (aqui ela poderá pular para outro tópico (dentro do tema de Motivação) que não esteja relacionado com o que foi dito na mensagem anterior, mas que ela considere importante ser discutido)

Essa dinâmica é chamada de Bola de Neve. Eventualmente, o professor também poderá intervir, tecendo comentários, mudando de assunto ou propondo novas questões para discussão. Cada estudante deverá fazer, pelo menos, uma postagem, seguindo as orientações propostas, durante o período de realização previsto para o Fórum, data esta indicada no cronograma do curso.

Critérios de avaliação:

Essa atividade irá compor 20% da nota total com nota máxima total possível de 10 pontos e será avaliada da seguinte forma:

  • O cursista não realizou a postagem = 0 pontos;
  • O cursista realizou a postagem mas não seguiu as orientações da tarefa (considerando a dinâmica e a temática proposta) = 15 pontos;
  • O cursista realizou a postagem e seguiu as orientações da tarefa (considerando a dinâmica e a temática proposta) = 30 pontos;

Sugerimos a leitura do conteúdo do livro antes de realizar a tarefa.

Lista de discussões. Mostrando 7 de 7 discussões
Status Tópico Autor Última mensagem Comentários Decrescente Ações
Imagem de Rosimeire Farinelli
Rosimeire Farinelli
Imagem de Christiane Fabíola Momm
Christiane Fabíola Momm
11
Concordância
Imagem de Fabiolla Falconi Vieira
Fabiolla Falconi Vieira
Imagem de Roselha Hinghaus Meurer
Roselha Hinghaus Meurer
2
Concordância
Imagem de Marcia Luz de Oliveira
Marcia Luz de Oliveira
Imagem de Rosana richter
Rosana richter
2
Concordãncia
Imagem de Leonardo Furtado
Leonardo Furtado
Imagem de Leonardo Furtado
Leonardo Furtado
0
Imagem de ANA PAULA SILVA
ANA PAULA SILVA
Imagem de ANA PAULA SILVA
ANA PAULA SILVA
0
Motivação
Imagem de Walquiria Guedert Mendes
Walquiria Guedert Mendes
Imagem de Walquiria Guedert Mendes
Walquiria Guedert Mendes
0
Concordância
Imagem de MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
Imagem de MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
0