Livro - Mediação e comunicação na EaD

 

3 Mediação e Comunicação

A mediação e a comunicação são elementos importantes para a convivência em sociedade. Em um mundo globalizado em que ocorrem infinitas e dinâmicas interações e trocas de informações com diferentes opiniões e objetivos, é fundamental a existência de um processo comunicativo organizado para que os objetivos das interações sejam atingidos.

O site Significados traz a seguinte informação: “Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem”. 

Já o termo mediação tem seu valor no contexto das interações em que se almeja processos comunicativos construtivos com intervenção de opinião ou alcance de objetivos. No site Infopédia, tem-se que “mediação é a interferência de uma pessoa ou entidade entre pessoas ou grupos, com o objetivo de alcançar um consenso”. Observa-se que a mediação é um processo mais complexo, já que não reflete apenas o entendimento de uma mensagem, mas sim uma mudança de opinião, consenso ou ainda uma forma de incorporação de informações para permitir a geração de novos conhecimentos e posicionamentos.

Até aqui estamos trabalhando no entendimento de mediação e comunicação
no sentido geral, mas na educação, como seria a aplicação desses termos?


Na educação, a mediação e a comunicação se fazem presentes como elementos fundamentais no processo educativo, podendo ser vistos como processo de construção de novos conhecimentos. Segundo Gomes (2008, p.1), “o processo de construção do conhecimento se dá por meio de um movimento complexo, no qual os sujeitos interagem entre si, mas também com as informações, processando-as para a partir de seus enquadramentos e de suas possibilidades cognitivas se apropriarem dos conteúdos acessados.” Nessa construção, a mediação tem caráter enriquecedor, já que permite direcionamentos no estudo e no acesso às informações para formar a construção de novos conhecimentos.

A comunicação e a mediação no cenário da educação precisam ser intensas, para facilitar e enriquecer o aprendizado. Para Kenski (2008, p.1), “o processo da comunicação humana com finalidades educacionais transcende o uso de equipamentos e se consolida pela necessidade expressa de interlocução, de trocas comunicativas. Vozes, movimentos e sinais corporais são formas ancestrais de manifestações humanas no sentido da comunicação, visando à aprendizagem do outro ser.”. No contexto da educação a distância, com suas características específicas de distanciamento geográfico, a proposta para a mediação, segundo a mesma autora, baseia-se no uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), que oferecem ferramentas para tornar possível o processo interativo e efetivo na modalidade. As TICs serão abordadas em capítulo específico, apresentado na continuidade do estudo.

Para facilitar o entendimento de mediação e comunicação dentro do processo educativo, leia as seguintes definições:

   

Mediação -  traz a expectativa de uma relação de reciprocidade entre o indivíduo e as possibilidades do conhecer, aprender. Enfatiza, através do discurso oficial no plano da ideologia intersubjetiva, a "troca de experiências entre as pessoas" para a possibilidade de criação de conhecimento (Zanolla, 2012).


Comunicaçãoé a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado (Vasconcelos, 2009).

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o papel da mediação na educação, leia o texto a seguir, da autora Selma Mendes Gonzaga (2011): A importância da mediação na aprendizagem.

Na Educação a Distância, a preocupação com a mediação e a comunicação inicia antes mesmo da oferta de um curso. Ao preparar o projeto pedagógico e o material didático de um curso, a equipe multidisciplinar já trabalha pensando no processo educativo de forma completa, prevendo construção do conteúdo, interações e atividades avaliativas. Nesse cenário, Cruz (2010) traz o papel do docente, afirmando que, na EaD, as habilidades docentes são divididas em tarefas, sendo que uma delas é ser especialista do conteúdo do curso e a outra é ser responsável por guiar a aprendizagem, juntamente à equipe de acompanhamento. Dessa forma, a mediação e a comunicação permeiam toda a construção de um curso e são fundamentais para seu sucesso.


A forma de tratamento usada na comunicação também é muito importante na educação a distância - precisa ser efetiva, convidativa e cativadora. Em qualquer processo de ensino, a linguagem precisa ser adequada, mas ainda mais na modalidade EaD, em que as intervenções ocorrem por meio das tecnologias. Por esse motivo, usa-se a chamada Linguagem Dialogada, forma de comunicação com características específicas, que serão detalhadas no tópico a seguir.


Siga em frente!