Livro - Mediação e comunicação na EaD

 

3 Mediação e Comunicação

3.2 Dialogicidade em cursos EaD

Dando continuidade aos nossos estudos, abordaremos neste tópico como a dialogicidade pode ser desenvolvida em cursos a distância. Neles há um espaço chamado de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), local onde o curso acontece, ou seja, a sala de aula virtual.


       

O que precisa existir no AVEA para que o processo educativo ocorra? 

Reflita e continue a leitura.

Essa é uma pergunta que pode gerar várias reflexões e discussões. Algumas pessoas podem citar conteúdos, materiais didáticos, participantes, ferramentas, interações, atividades, etc. E realmente todos os pontos são importantes. Mas, além disso, na EaD é importante que se tenha a dialogicidade em todos os momentos do curso, seja no material didático ou nas interações. Confira a seguir mais detalhes:

Na produção de material didático

No processo de produção de materiais didáticos para EaD, deve-se pensar em materiais que proporcionem apoio ao estudo, oferecendo condições para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, mesmo que essa ocorra individual e a distância. Devido a essa necessidade, a dialogicidade é pensada para os cursos EaD desde o momento da preparação do curso, onde se utilizam técnicas instrucionais de organização, seleção e categorização de informações para que o material tenha, juntamente aos conteúdos específicos, possibilidades para considerar a estrutura e linguagem adequadas.

No desenvolvimento de materiais, deve-se usar a Linguagem Dialógica, isto é, os professores devem preparar e escrever seu material de modo a estarem continuamente conversando com o aluno, em um diálogo amigável e encorajador (LAASER, 1997). Esse diálogo deve incluir aconselhamento a respeito do que fazer, ou seja, deve encorajar os alunos a seguir lendo o material e a desenvolver as atividades solicitadas ao longo do curso. 

SAIBA MAIS

Você pode estudar mais sobre a produção de material didático utilizando linguagem dialógica acessando o artigo: Produção de conteúdos para EaD: Planejamento, Execução e Avaliaçãoque busca discutir uma proposta de produção e análise de materiais didáticos para uso em cursos na modalidade a distância. Confira!


Nas interações dentro do ambiente

Os ambientes virtuais de ensino favorecem a dialogicidade através de diferentes ferramentas para momentos de interação entre os participantes de um curso EaD.

Seguindo o pensamento de Marinho e Silva (2012), uma das ferramentas mais usadas é o fórum, que é um espaço discursivo de natureza essencialmente dialógica, o qual contribui para ampliar as interações e relações, favorecendo o processo educativo. Esse espaço serve para motivar e buscar a participação dos estudantes, mas, para alcançar tais objetivos, a forma dialógica deve estar sempre em primeiro lugar.

As ferramentas de interação dentro dos ambientes, em especial os fóruns de discussão, favorecem o processo educativo, conforme cita Pelange (2009, p.383): “o fórum é um recurso didático que pode complementar aspectos de conteúdo, pode incentivar a discussão e o aprofundamento de aspectos relacionados aos tópicos abordados, pode registrar experiências, entre outros”.

A tutoria tem participação efetiva nas interações que ocorrem dentro dos cursos. Dessa forma, é importante entender a função da dialogicidade e de que forma ela pode ser desenvolvida dentro dos cursos. As funções e tarefas do tutor serão apresentadas neste curso em capítulo posterior. Por enquanto, registre: A dialogicidade é fundamental em todas as atividades da tutoria!

SAIBA MAIS

Você pode conhecer mais um pouco sobre as possibilidades da ferramenta fórum acessando o artigo: Dialogicidade em fóruns de discussão: interfaces com os desafios da educação a distância, que faz uma análise da função dialógica dos fóruns de discussão utilizados na EAD. Vale a pena ler!

Até aqui, você conheceu as especificidades da linguagem dialógica e sua importância dentro dos cursos na modalidade a distância. Foi um ótimo passo! A seguir, você estudará a influência das tecnologias na mediação e nos processos educativos. Bom estudo!