Material de Estudos | Conhecendo e explorando recursos educacionais

3. Recursos Educacionais digitais e suas características.

O surgimento dos recursos educacionais digitais, por sua vez, reposicionou os recursos educacionais, provocando as mais diversas transformações nesse cenário.  Em outras palavras, Dizard (2000) afirma que, as pressões impostas  pela expansão da tecnologia digital deixaram de ser fenômenos periféricos para remodelar o futuro das tecnologias e recursos que são tradicionalmente utilizados pelas instituições de ensino hoje. 

E como podemos definir os recursos educacionais digitais? 

"Recursos Digitais" descrevem a grande explosão de recursos de informação e comunicação desenvolvidos nas últimas décadas que apresentam uma codificação digital. A codificação consiste em representar um conjunto de informações por meio de um código. Codificação digital significa quaisquer fontes de informação – seja um som, um texto, ou uma fotografia – que podem ser homogeneizadas em “cadeiras de 0 e 1”, também chamadas “unidades de código binário”, ou bits (do inglês binarydigit)  (AUSTIN; DOUST, 2008).

E quais as principais características dos recursos educacionais digitais que os diferem dos demais? 

Em primeiro lugar, considerou-se como fonte para a sistematização das características dos recursos educacionais digitais, os estudos de Manovich (2001). Além deste autor, com o intuito de sistematizar potencialidades emergentes considerou-se pertinente descrever os estudos dos autores de Sellen & Harper (2002), Radfaher (2000) e Palácios (2002). Com base na confluência das afirmações realizadas por esses autores, foi possível descrever as características a seguir. 

Especificidades dos recursos educacionais digitais [1]

  • Adimensionalidade da informação: tornam possível armazenar uma grande quantidade de informação sem que isso represente um aumento da estrutura física e do peso e do suporte em questão.
  • Multimidialidade: facilitam a possibilidade de se utilizar diversas ferramentas de comunicação ao mesmo tempo. A multimidialidade representa a combinação de texto, gráficos, imagens paradas e em movimento, animações e sons em um único media.
  • Pesquisa rápida por palavras-chave: tornaram possível a pesquisa automática e rápida por palavras-chave em grandes documentos (são exemplos os sistemas de busca, como o Google).
  • Hipertextualidade: desenvolveram sistemas de organização textual que permitiram os leitores moverem-se através de estruturas textuais (links) não sequenciais
  • Manipulação e atualização de contéudo: o conteúdo pode ser modificado sem que sua estrutura seja modificada. O que permite que o conteúdo possa ser rapidamente substituído e atualizado. Além disso, a manipulação nos novos media também envolve o fato de que o conteúdo pode ser alterado e atualizado por outras pessoas, além do autor.
  • Interatividade: em poucas palavras, a interatividade representa um processo de interação entre dois elementos. Através do computador, é possível promover com os leitores, alunos e/ou usuários maior participação no processo de construção de informação.
  • Personalização: tornaram possível a individualização do conteúdo, ou seja, tornaram possível ao leitor adaptar os conteúdos de acordo com suas necessidades ou desejos.
Características interessantes não é mesmo? Observe que tais potencialidades dos recursos digitais os tornam pertinentes para ser utilizados em um grande número de situações educacionais! Fique atento à essas informações que podem ser muito úteis para a escolha do seu produto educacional. E lembre-se: para alguns momentos, não haverá nada melhor que um recurso digital, e para muitos outros, o impresso será a opção perfeita! Siga conhecendo diferentes recursos digitais...