Material de estudos I A EPT e os recursos educacionais

2. Novos paradigmas na Educação!?

O rápido desenvolvimento das tecnologias, em especial das tecnologias de informação e comunicação provocaram, e continuam a provocar, a construção de novos paradigmas e muitas mudanças comportamentais, certo? Bom, diferentes autores, atualmente, destacam que o mesmo tem acontecido com os processos de ensino e aprendizagem.  Marcos Formiga (2009) descreve sobre este assunto no texto a seguir. Além dele, vários outros autores brasileiros reconhecidos na área, tais como Filatro (2004, 2008, 2009), Kenski (2007) e Behar (2009) corroboram com o mesmo pensamento. Vamos ao texto? Aliás, vale apena conferir os estudos desses autores (dá uma olhada lá nas referências onde você pode encontrá-los).


Você precisa saber

Compreenda melhor os novos paradigmas de aprendizagem promovido pelo desenvolvimento das TICs com o texto a seguir. 

 Artigo: Novos paradigmas da aprendizagem e o papel das TICs

Mas e na prática? Como isso se consolida? No vídeo abaixo, você encontra um exemplo de como estes novos paradigmas são capazes de transformar as instituições de ensino. Muitos dos conceitos que Formiga (2009) apresenta na sua tabela comparativa entre antigos e novos paradigmas aparecem concretizados na ação apresentada que relata uma experiência na cidade do Rio de Janeiro. 

 

E agora?

Ao assistir o vídeo é possível perceber a utilização de diferentes estratégias que relacionam-se com a integração das tecnologias no espaço escolar... Você, até hoje, já vivenciou algum cenário educacional parecido com esse? Compartilhe com a gente e comente sobre os desafios e as vantagens que você visualiza neste tipo de proposta...  

  Contribua com a discussão clicando aqui