Material de estudos I A EPT e os recursos educacionais

4. O que é um recurso educacional?

 E qual a relação disso tudo com os recursos educacionais? 


Como vimos na seção anterior, as metodologias ativas são fundamentais na educação profissional que se caracteriza, principalmente, pelo trabalho como princípio formativo. Tais metodologias sugerem uma abordagem prioritariamente centrada nas demandas do trabalhador, no mundo trabalho e suas diversas áreas e possibilidades de atuação profissional. Neste contexto, é fundamental ao educador da EPT explorar recursos que se aproximem desses variados campos de trabalho e competências (habilidades, conhecimentos e atitudes) exigidas. Os recursos educacionais na EPT devem, portanto, permitir a esses sujeitos, a vivência em situações laborais, a simulação ambientes de trabalho, a interação virtual, a disponibilização de cartilhas/manuais técnicos, jogos para estímulos a criatividade e tomada de decisão, dentre diversas outras alternativas para a formação integral focada nas especificidades do mundo do trabalhador.

Mas o que é um recurso educacional?

Um recurso educacional pode ser definido como qualquer recurso capaz de ser utilizado como catalizador do processo de aprendizagem (SARTORI; ROESLER, 2005). Silva e Spanhol (2013, p. 04) conceituam o termo como todo recurso que, além do professor, pode ser utilizado no contexto de ensino-aprendizagem a fim de auxiliar a mediação pedagógica necessária ao processo de desenvolvimento de conhecimento. Para Brito e Belão (2012) e Fernandez (2009), podem ser definidos como recursos que utilizam uma mídia como suporte para a comunicação e têm o objetivo final de promover a aprendizagem em acordo com a configuração pedagógica da instituição que representam. Para Cerqueira e Ferreira (2005),  são todos os recursos utilizados com maior ou menor frequência em todas as disciplinas, áreas de estudo ou atividades, sejam quais forem os métodos empregados, visando a auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem mais eficientemente, constituindo-se num meio para facilitar, incentivar ou possibilitar o processo de ensino-aprendizagem. Com base nessas definições, pode-se considerar então que, um recurso educacional é qualquer recurso desenvolvido com uma finalidade educativa e que, por isso, pode ser utilizado na mediação do processo de ensino e aprendizagem, podendo estar organizado e ser disponibilizado em uma ou mais mídias (impressa, eletrônica ou digital) [1].

Você vai iniciar, agora, um estudo voltado à produção de recursos educacionais. Neste momento, nosso foco centra-se nas características, na produção e na utilização deste tipo de material. E o mais importante: ao ler o conteúdo, tenha em mente que, independente da sua atuação profissional, um recurso educacional não é só um material que contempla um conteúdo a ser utilizado em sala de aula...Por isso, se for docente, gestor ou atuar em qualquer outro tipo de profissão, lembre-se: sempre pode existir um momento no qual será necessário um recurso que auxilie no contexto educacional, tanto na sala de aula ou em ambientes virtuais quanto na gestão escolar e outros espaços afins. Compreender as possibilidades existentes e como é possível produzi-lo com qualidade e coerência e de acordo com o contexto de uma situação é o que procuramos apresentar nesta UC.

E agora?

A produção de um recurso didático pode ser algo muito desafiador. Primeiro, porque geralmente trata-se de uma solução a ser desenvolvida para um problema concreto do professor ou do instrutor que deve dinamizar e facilitar o ensino e a aprendizagem de conteúdos e conceitos a serem transmitidos, construídos, refletidos, analisados, discutidos etc. Além de resolver este problema, nesta situação, o docente estará não em uma posição de mero consumidor, mas como um verdadeiro produtor de conhecimentos. Soma-se a isto o fato de que, de acordo com o seu público alvo, também esta pessoa deverá dominar linguagens e mídias que sejam coerentes com o contexto no qual está inserido. Situação que pode ser bem difícil de resolver. Você já esteve em uma situação assim? Compartilhe com a gente! Como resolveu? Produziu algum recurso didático? Qual?

 Clique aqui e dê sua opinião 
E como vamos fazer isso? Continue a leitura  

[1] Texto adaptado de: BLEICHER, S. Processos flexíveis para a produção de materiais didáticos para a educação a distância: recomendações pautadas na perspectiva interdisciplinar. 2015. 384 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015 Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/teses/PEGC0399-T.pdf>. Acesso em 02 jul. 2018.