Material de estudos I A EPT e os recursos educacionais

6. Critérios de avaliação [MEC]

 

Observou que são muitos os tipos de produtos educacionais possíveis? Mas cuidado: para essa classificação foram elencados quatro parâmetros previstos para serem utilizados para a avaliação dos recursos/produtos educacionais conforme o documento da área de Ensino da Capes (BRASIL, 2018).

1
Validação obrigatória

Realizada por comitês ad hoc, órgão de fomento ou banca de dissertação.

2
Registro do produto

Vinculação a um sistema de informações em âmbito nacional ou internacional, como por exemplo, ISBN, ISSN, ANCINE, Registro de Domínio, Certificado de Registro Autoral, Registro ou Averbação na Biblioteca Nacional, além de registros de patentes e marcas submetidos ao INPI.

3
Utilização

Comprovação do nos sistema de educação, saúde, cultura ou CT&I, que expressa o demandante ou o público alvo dos produtos.

4
Acesso livre (online)

Em redes fechadas ou abertas, nacionais ou internacionais, especialmente em repositórios vinculados a Instituições Nacionais, Internacionais, Universidades, ou domínios do governo na esfera local, regional, ou federal. Exemplos de repositórios são: Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Vérsila Biblioteca Digital, Arca (Fiocruz), RIVED, LabVirt (USP), Multimeios, Escola Digital, Biblioteca Digital de Ciências (Unicamp), ChemCollective (USA), ITSON (Mexico), JORUM (UK), entre outros.

Esses quatro parâmetros norteiam a estratificação dos dos produtos educacionais dos Mestrados Profissionais da área de Ensino em cinco estratos (Edu 1 a Edu 5), com atribuição de 15 a 100 pontos por produto avaliado, segundo seu enquadramento e estratificação. Serão avaliados somente os produtos educacionais que possuam uma URL própria, de acordo com a política de visibilidade prevista para as dissertações, teses e produtos educacionais. Os produtos deverão ser registrados preferencialmente em formato digital (PDF ou outro) e estar com link disponível no sitio internet da instituição. A tabela a seguir sistematiza essas informações: 

Quadro 1 – Parâmetro e pontos para avaliação de produtos educacionais
 Parâmetros avaliados   NOTA para efeito de qualificação da produção educacional (Edu 1 a Edu 5)
  0 1 2 3 4
Validação Obrigatória
(sim ou não)
 Não    Sim, POR COMITÊS AD HOC Sim, POR ÓRGÃO DE FOMENTO Sim, POR BANCA DE DISSERTACAO
Registro
(sim ou não)
 Não     Sim
Utilização no sistema
(educação/ saúde/ cultura/ CT&I) (sim ou não)
 Não     Sim (local, municipal, estadual, nacional ou internacional)
Acesso livre (online)   Não  Redes Fechadas Portal nacional ou internacional, Youtube, Vimeo e outros com acesso público e gratuito Página do programa com acesso público e gratuito Repositório institucional - nacional ou internacional - com acesso público e gratuito

Fonte: Brasil (2018)

 

Aprofunde seus conhecimentos

Quer saber mais sobre a avaliação de Produtos Educacionaisem Mestrados Profissionais na Área de Ensino? O artigo da Profa. Priscila de Souza Chisté Leite do Instituto Federal do Espírito Santo apresenta uma proposta de avaliação coletiva de produtos educacionais neste contexto. Vale a pena conferir. Clique no link abaixo para acessá-lo.

 Artigo: Produtos Educacionais em Mestrados Profissionais na Área de Ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos