1. Qual é nome o produto selecionado?
Dimensões pedagógicas: orientações para a gestão de formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica
2. Qual a tipologia do produto conforme capítulo 5 do material de estudo ?
Material textual contendo Proposta de Ensino. Trata-se de um guia para a gestão de formação continuada de professores com uma proposição de intervenção.
3. Qual o objetivo do produto educacional selecionado?
“subsidiar o setor pedagógico no contato com os docentes dos Institutos Federais como uma forma de aproximação no lidar com o ensino no alcance dos saberes docentes necessários para a formação continuada na EPTNM, fortalecedora de uma gestão mais participativa no melhoramento da práxis no dia a dia dos docentes”
4. Utilizando como base o artigo da Leite (2018), realize uma breve avaliação do produto educacional considerando
1. Atração
O guia destina-se, prioritariamente, a setores/coordenadorias pedagógicas. Assim, acredito que a linguagem e o referencial utilizado é facilmente compreendido pelo grupo destinatário. O que mais me chamou a atenção foi a estruturação da proposta de intervenção de forma a flexibilizar sua adaptação conforme as realidades dos grupos que venham a utilizar o produto. Não sei se há algo de que não gostei, mas eu fundamentaria mais a proposição do produto, conteúdo que ocupa a primeira parte do Guia.
2. Compreensão
De forma geral, o Guia é muito inteligente na organização e na exposição das ideias. Eu fundamentaria mais a parte inicial do Guia, em que se explica a proposição do produto, mas não penso que haja pouca informação. O material discorre sobre a formação continuada de professores para o trabalho com a EPTNM, justificando sua necessidade, ancorando sua ancoragem e propondo estratégias para o trabalho dos setores pedagógicos.
3. Envolvimento
Não é possível perceber se o pesquisador ou seu produto averiguam se o destinatário reconhece o material como destinado a ele. Nesse sentido, o produto carece de e poderia ser melhor respaldado com as sugestões de Leite (2018) para uma validação coletiva. Como trata-se de material textual, essa proposta é desafiadora. Por outro lado, a redação e organização do produto são acolhedoras.
4. Aceitação
Como não foi realizada a validação coletiva e trata-se de material textual, não é possível confirmar se o enfoque, conteúdos e linguagem foram aceitos. Não percebi nada de irritante, ofensivo, estereotipado ou discriminatório. Pelo contrário, o texto é agregador e procura valorizar os saberes docentes.
5. Mudança de ação
Mesmo sem deixar clara sua aplicação e sem haver validação coletiva, o material estimula ações que visam melhoramentos em práticas. O Guia sugere formas de auxílio ao docente na EPTNM, além da proposta de intervenção formativa. As sugestões são ótimas e partem de uma docente (a pesquisadora), então auxiliam a construir alteridade na relação setor pedagógico – corpo docente. O material será encaminhado a minhas colegas de setor no Câmpus em que trabalho.
5. Utilizando como base o capítulo 6 do nosso material de estudo descreva sinteticamente como o produto educacional contempla:
1. Validação obrigatória
Realizada por banca de dissertação.
2. Registro do produto
Não foi localizada menção a registro em ISBN, ISSN, ANCINE, Registro de Domínio, Certificado de Registro Autoral, Registro ou Averbação na Biblioteca Nacional. O Guia, por outro lado, tem os selos do IFAM, do PPG de origem e da FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.
3. Utilização
Não há comprovação de utilização no sistema de educação. O público-alvo demandante, entretanto, pode ser expresso na figura da Coordenação Pedagógica do IFAM/CPRF, participante da pesquisa.
4. Acesso livre
Via Repositório institucional com acesso público e gratuito.
6. Quais as imagens (fotos/fotos/etc) que permitem identificar o produto?
Como trata-se de material textual, o produto é o próprio Guia. Anexo-o a este fórum.