Material de estudos | Produzindo e experimentando recursos educacionais

2 | Princípios de Design Instrucional

Caderno com diferentes ilustrações representando criatividade, cor, design.

Design instrucional (DI) pode ser entendido como a atividade de desenvolvimento de um conjunto de ações e objetos que atendam determinadas necessidades de aprendizagem (Ozcinar, 2009). Diz-se que sua origem remonta ao período da Segunda Guerra mundial, na qual uma equipe de psicólogos e outros profissionais buscou desenvolver métodos e materiais instrucionais para formação rápida dos milhares de soldados recrutados na época.

De lá pra cá muita coisa mudou. Avanços nas teorias de aprendizagem, nas tecnologias de informação e comunicação e na Educação como um todo ampliaram o entendimento sobre o que é Design Instrucional. À propósito, o próprio termo "instrucional", que vem do inglês "instructional", vai além da noção de instrução como um conjunto de orientações para operar uma máquina, por exemplo. Nesse contexto, o termo "instrucional" remete à ideia de planejamento, de uma sequência sistemática de conteúdos e atividades com o objetivo de construir o conhecimento, desenvolver competências, de aprender (SILVA, 2013).

 

Design Instrucional ou Design Educacional?

O conceito de Design Educacional costuma aparecer para representar um trabalho mais amplo, por exemplo, o projeto de um curso. Já o Design Instrucional seria em nível menor, por exemplo de um material didático específico, como uma videoaula. Todavia, grande parte dos autores que pesquisam a área entendem o Design Instrucional como uma atividade ampla, que também inclui planejamento de cursos e projetos em nível institucional. Além disso, o termo Design Instrucional é mais comum nos diversos meios que tratam do tema (clique aqui e veja um comparativo do número de buscas no Google). Nesse sentido, nesta unidade curricular, trataremos Design Instrucional e Design Educacional como sinônimos.

Um dos nomes que despontam no Brasil quando se trata de Design Instrucional (DI) é Andrea Filatro. A autora, que publicou diferentes livros sobre DI e participa regularmente de eventos e cursos, afirma que o Design Instrucional é uma ação intencional e sistemática que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas para elaboração de materiais e recursos educacionais em situações didáticas a fim de promover a aprendizagem (FILATRO, 2008).

O vídeo que segue é um webinário recente sobre o tema, no qual a autora resgata alguns conceitos básicos e apresenta práticas inovadoras no design instrucional. Assista ao vídeo e, em seguida, compartilhe suas percepções com os colegas, clicando aqui!

Filatro (2008) também destaca que design instrucional pode acontecer em nível macro e/ou micro. O nível macro implica em gerenciar o projeto, envolvendo a análise dos requisitos de um curso, estratégias institucionais, os objetivos de aprendizagem, possível perfil dos alunos, a avaliação do curso, etc. Já o nível micro está mais centrado na organização e adequação do conteúdo, na criação de recursos educacionais, objetos de aprendizagem que facilitem e qualifiquem o conteúdo disponibilizado ao aluno.

 

Nesta unidade curricular de Produção de Recursos Didáticos, focaremos no nível micro, que se refere à elaboração de materiais. O nível macro é trata em outros cursos e unidades voltadas para o Planejamento de Cursos e Unidades Curriculares

 

E agora?

Design Instrucional é só para EaD? O design instrucional recebe destaque na Educação a Distância pelo fato de que o bom planejamento do material didático é fundamental nessa modalidade. Além do material, o ambiente virtual, as atividades e a mediação também precisam ser previamente planejadas. Ao se projetar uma solução educacional na modalidade a distância, é preciso prever os possíveis caminhos, os diferentes perfis e estilos de aprendizagem, as possíveis dúvidas e fatores que podem desmotivar o aluno a seguir em frente. Mas não seriam estas, também, preocupações do ensino presencial?

 Clique aqui e dê sua opinião 

Siga em frente para conhecer alguns aspectos essenciais no design de materiais didáticos.