Avaliação 03 - Fórum de discussão: Mediação e comunicação na EAD

Aproveite este Fórum para destacar as suas principais experiências em mediação pedagógica na Tutoria (caso as tenha).

  

Questão motivadora para esse Fórum (temática):

“A importância da comunicação dialógica e da afetividade nas relações de mediação pedagógica realizada pelo Tutor”.

A motivação do estudante pode ser entendida como o aspecto dinâmico da ação; é o que leva o sujeito a agir, ou seja, que o leva a iniciar uma ação, a orientá-la em função dos objetivos estabelecidos, a decidir o seu procedimento e finalização. Ao estimulá-lo, o tutor estará desafiando-o à aprendizagem, buscando os motivos que provocam o seu interesse para aquilo que vai ser aprendido.

Para enriquecermos o debate e com base nos materiais disponibilizados, contribua com ideias, questionamentos, dúvidas e percepções sobre o tema deste fórum ou apresente uma situação mediada (fictícia ou real) em que pode-se perceber a existência ou ausência da comunicação dialógica e da afetividade na relação tutor/estudante.

  
Como responder esse Fórum (orientações):

Para responder esse fórum, os cursistas devem seguir a dinâmica intitulada "Bola de Neve" que funciona da seguinte maneira:

  • O professor lança uma questão ou tema para discussão no fórum.
  • Você poderá fazer sua postagem iniciando um novo tópico no Fórum e/ou comentando a postagem de um colega. Você terá que fazer o seu comentário ou reflexão dentro de um e apenas um dos quatro possíveis posicionamentos abaixo, e deverá iniciar sua mensagem com a frase em negrito.
      1. Concordância: "Complementando a reflexão de [fulano/a]..." (aqui ela poderá detalhar, chamar atenção, adicionar, opinar, complementar com teorias apresentadas no material disponibilizado ou exemplificar algum aspecto da mensagem com base na sua vivência profissional)
      2. Questionamento:"Questionando o que [fulano/a] disse..." (aqui ela poderá fazer uma pergunta, expor uma dúvida, ou problematizar algo que foi abordado na mensagem anterior)
      3. Discordância:"Discordando da opinião de [fulano/a]..."(aqui ela poderá fazer uma crítica, um contra-ponto, uma teoria que contradiz o que foi dito, trazer um contra-exemplo, ou uma opinião oposta ao que foi dito na mensagem anterior)
      4. Divergência:"Mudando totalmente de assunto..." (aqui ela poderá pular para outro tópico (dentro do tema de Motivação) que não esteja relacionado com o que foi dito na mensagem anterior, mas que ela considere importante ser discutido)

Essa dinâmica é chamada de Bola de Neve. Eventualmente, o professor também poderá intervir, tecendo comentários, mudando de assunto ou propondo novas questões para discussão. Cada estudante deverá fazer, pelo menos, uma postagem, seguindo as orientações propostas, durante o período de realização previsto para o Fórum, data esta indicada no cronograma do curso.

Critérios de avaliação:

Essa atividade irá compor 20% da nota total com nota máxima total possível de 10 pontos e será avaliada da seguinte forma:

  • O cursista não realizou a postagem = 0 pontos;
  • O cursista realizou a postagem mas não seguiu as orientações da tarefa (considerando a dinâmica e a temática proposta) = 15 pontos;
  • O cursista realizou a postagem e seguiu as orientações da tarefa (considerando a dinâmica e a temática proposta) = 30 pontos;

Sugerimos a leitura do conteúdo do livro antes de realizar a tarefa.

Lista de discussões. Mostrando 7 de 7 discussões
Status Tópico Autor Última mensagem Comentários Ascendente Ações
Concordãncia
Imagem de Leonardo Furtado
Leonardo Furtado
Imagem de Leonardo Furtado
Leonardo Furtado
0
Imagem de ANA PAULA SILVA
ANA PAULA SILVA
Imagem de ANA PAULA SILVA
ANA PAULA SILVA
0
Motivação
Imagem de Walquiria Guedert Mendes
Walquiria Guedert Mendes
Imagem de Walquiria Guedert Mendes
Walquiria Guedert Mendes
0
Concordância
Imagem de MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
Imagem de MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
MARIA HELENA SILVA ERCKMANN
0
Concordância
Imagem de Fabiolla Falconi Vieira
Fabiolla Falconi Vieira
Imagem de Roselha Hinghaus Meurer
Roselha Hinghaus Meurer
2
Concordância
Imagem de Marcia Luz de Oliveira
Marcia Luz de Oliveira
Imagem de Rosana richter
Rosana richter
2
Imagem de Rosimeire Farinelli
Rosimeire Farinelli
Imagem de Christiane Fabíola Momm
Christiane Fabíola Momm
11